ETI Daniel Batista abre exposição fotográfica itinerante do Projeto nas Trilhas da Cidadania

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 24 de outubro de 2019 às 13:50

 

A Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Daniel Batista, localizada na quadra Arne 64 (508 Norte), recebe na próxima segunda-feira, 28, às 14 horas, evento que integra o Projeto ‘Nas Trilhas da Cidadania’, criado pela Organização Não Governamental (ONG) Parceiros Voluntários para estimular o protagonismo infantojuvenil por meio do voluntariado, empreendedorismo e educação em valores éticos e de cidadania.

 

Em Palmas, o projeto foi realizado em cinco escolas da rede municipal e contemplou mais de 150 alunos que tiveram a oportunidade de participar de capacitações de fomento ao desenvolvimento de lideranças juvenis visando estimular o pensamento crítico, e a reflexão sobre os seus relacionamentos, a influência das redes sociais, as expectativas de futuro, o mundo que deseja e também ensina como fazer planejamento de ações que transformem o contexto escolar e a comunidade onde vivem.

 

Após as capacitações os participantes foram estimulados a escolherem uma ou mais ‘Trilhas’ para trabalharem – Educação Para a Paz, Meio Ambiente e Cultura. Com uma câmera na mão e muita criatividade, os jovens foram desafiados a expressarem suas próprias histórias e a registrarem as ações voluntárias desenvolvidas em suas comunidades escolares ao longo do ano. Dos registros fotográficos, nasceu a exposição itinerante ‘Nas Trilhas da Cidadania’, que reúne 50 fotografias que revelam como o trabalho voluntário está impactando a vida e os valores desses estudantes que participam do Projeto criado pela ONG Parceiros Voluntários há 16 anos.

 

Em 2019, o projeto contemplou mais de 600 estudantes das cidades de Palmas (TO), Salvador (BA), Santa Bárbara d’Oeste (SP) e Vitória (ES). Segundo o superintendente da ONG Parceiros Voluntários, José Alfredo Nahas, o principal objetivo da ação de mobilização social é estimular o protagonismo infantojuvenil por meio do voluntariado, empreendedorismo e da educação em valores éticos e de cidadania. “Nas oficinas, os jovens tiveram a oportunidade de explorar as possibilidades do exercício da fotografia e utilizar esse recurso para praticar a observação e o reconhecimento de suas identidades. Por meio das narrativas da imagem, eles expressam iniciativas pensadas por eles para trazerem benefícios ao seu universo escolar”.

 

Como funciona Nas Trilhas da Cidadania?

 

Nas escolas públicas e privadas jovens de 5 a 20 anos do ensino Infantil, Fundamental e Médio se reúnem, de maio a outubro de cada ano, em ‘Tribos’ no turno invertido da escola para desenvolverem ações de voluntariado organizado. Os estudantes escolhem uma ou mais trilha dentro dos temas propostos Educação para a Paz, Meio Ambiente e Cultura. Essas ações são realizadas com o acompanhamento dos educadores após um diagnóstico feito pelos alunos sobre questões que consideram prioritárias em sua comunidade escolar. Em 16 anos, Tribos já mobilizou 155 mil estudantes.

 

 

Escolas participantes

 

28 de outubro – ETI Daniel Batista

04 de novembro - ETI Caroline Campelo

11 de novembro - ETI Crispim Pereira de Alencar

18 de novembro - ETI Padre Josimo

25 de novembro - ETI Euridice Ferreira de Mello

 

Programa Valores na Educação

 

A metodologia é o coração do Programa Valores na Educação da ONG Parceiros Voluntários e tem a chancela da Unesco, além de ser certificada pela Fundação Banco do Brasil e reconhecida pelo Prêmio Itaú/Unicef. Promove a postura de participação social, cidadã e empreendedora, conforme orientações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), Plano Nacional de Educação e Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Tribos nas Trilhas da Cidadania é o eixo principal do programa desenvolvido pela ONG Parceiros Voluntários e trabalha na formação de crianças e adolescentes de 5 a 20 anos, de escolas públicas e privadas com os objetivos:

 

- Exercício da cidadania

- Atitude ética

- Pensamento crítico

- Fortalecimento de vínculos

- Engajamento em causas sociais

- Empreendedorismo social

- Qualificação no mercado de trabalho

- Comunicação não violenta

- Planejamento

- Liderança positiva

- Desenvolvimento Humano

 

Sobre a ONG Parceiros Voluntários

 

A ONG Parceiros Voluntários possui 22 anos de história e tem como propósito a transformação da sociedade através da responsabilidade social individual. Está presente em todo o Brasil, beneficiando mais de oito milhões de pessoas.  Na rede escolar, mobiliza mais de 2.600 escolas e já qualificou mais de 3400 educadores.