ETI Daniel Batista promove ciclo de palestras em alusão à Semana da Consciência Negra

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Flavia Mendes | Publicado em 17 de novembro de 2022 às 11:44

Evento aborda cultura negra e traz depoimentos de personalidades protagonistas de histórias de sucesso

A ETI Daniel Batista, localizada na quadra 508 Norte, em Palmas, promove uma série de palestras aos alunos dos 8º e 9º anos abordando a cultura negra. Evento traz também depoimentos de personalidades que superaram as dificuldades socias para se tornarem protagonistas de histórias de sucesso. 

A Semana da Consciência Negra teve início no dia 10 de novembro com a palestra 'Eu Venci', proferida pelo juiz José Maria Lima. No dia 16 de novembro, a professora de sociologia e antropóloga Deyse dos Anjos apresentou toda a diversidade da cultura afro-brasileira e, no dia 17, foi a vez do engenheiro agrônomo e doutor em matemática José Carlos Seraphin falar sobre o tema da 'Luta Contra o Racismo: A Trajetória de um Afrodescendente no Mundo Científico'.

O diretor da escola, professor Luciano Coelho, explica que a ETI Daniel Batista tem, em sua maioria, alunos afrodescendentes e que é muito importante que eles tenham consciência da necessidade de lutar por seus direitos. “Este aspecto é fundamental na formação dos nossos futuros adultos”, considera.

Nesta sexta, 18, a procuradora do Município de Palmas, Maria Antonia da Silva Jorge, traz o tema 'A Participação dos Negros na Sociedade e Diversidade de Raças'. A conclusão da semana acontece no sábado, 19, com manifestações culturais dos alunos. Serão peças teatrais, apresentações de dança, exposição de cartazes e desenhos, relacionados à Semana da Consciência Negra.