ETI Eurídice Ferreira de Mello realiza Concurso de Poesias com os alunos do 7° ano

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 29 de novembro de 2019 às 22:26

Três melhores colocados entre os participantes receberam presentes

Motivados pelos encantos e a magia dos livros, os alunos da disciplina de Língua Portuguesa, do 7° ano da Escola de Tempo Integral Eurídice Ferreira de Mello embarcaram em um grande desafio: transformar os frutos de sua imaginação em fantásticas histórias. Foram 22 inscritos no 1° Concurso de Poesia da unidade educacional, que tem como objetivo, desenvolver o hábito da leitura, e despertar no aluno o interesse pela poesia/poema. A final do concurso aconteceu na última quinta-feira, 28, no pátio da unidade.

De acordo com a supervisora e coordenadora do projeto, Juliana Queiroz, os alunos superaram seus limites, a timidez e aos poucos foram construindo seus textos. “Fizemos palestras, convidamos poetas, realizamos momentos em que professores declamaram seus próprios textos, tudo para motivá-los”, disse Juliana.

Para a apuração dos resultados foram convidados para fazer parte do corpo de jurados, Ariovaldo da Silva Santos - professor de Língua Portuguesa, Joquebede Silva Araújo - professora de Língua Portuguesa, Cláudio Winicius dos Santos - professor de Ciências, Márcia Aparecida Colavitti – diretora da unidade, Alecsandre Alves - Jornalista e poeta, Murilo Barbosa Pinto- professor de Educação Física e Rodrigo Leonardo Santos - professor de Natação.

“Os alunos estavam eufóricos para saber quem seriam os vencedores. Eles se prepararam durante o ano inteiro, produziram textos, ensaiaram em sala de aula como seria a apresentação, e agora é o grande momento, o resultado de tudo que foi trabalhado na escola e em casa, com incentivo dos pais”, disse o professor Santos.

Gustavo Lima, da turma 7203, foi um dos vencedores do concurso, com o poema ‘Receita para a Amizade’, e contou com alegria da sensação que estava sentindo. “Tive que tomar coragem para ir à frente buscar meu prêmio, por ter conquistado o 2° lugar no concurso. Não foi o 1° lugar, mas para mim, tem um grande significado, estou muito feliz”, contou o aluno.

O primeiro colocado ganhou ingressos para o cinema e 1 kit com livros e material para anotações, já o segundo e terceiro colocados ganharam 1 kit com livros e materiais para anotações. Dos textos avaliados pelos jurados, 10 poesias ficarão expostos no pátio da escola, sala de aula, além de divulgação em redes sociais.

Resultado dos vencedores:

1° lugar: Maria Eduarda Lopes

Poema: A vida de adolescente

2° lugar: Gustavo Lima Aguiar

Poema: Receita para a amizade.

3° lugar: Vitória Eduarda F. de Souza

Poema: Por que cansei