ETI Eurídice Ferreira de Melo produz sabonetes e máscaras para distribuição à comunidade durante a pandemia em Palmas

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 21 de abril de 2020 às 14:49

Itens estão disponíveis na guarita da escola de segunda a sexta, em horário comercial

A interrupção das aulas na rede municipal de ensino e a vontade de contribuir com as medidas de contenção ao coronavirus (Covid-19), motivaram a direção e a equipe pedagógica da Escola de Tempo Integral (ETI) Eurídice Ferreira de Melo, localizada no Jardim Aureny III, a produzir sabão e máscaras de proteção para serem distribuídos à comunidade de menor poder aquisitivo no entorno da escola.

A primeira iniciativa foi da diretora Márcia Collaviti, que teve a ideia de aproveitar o material e o equipamento disponíveis na escola para confeccionar as máscaras. Com o auxílio das professoras Míriam Briseno e Rozângela Grangeiro Borges, que também são costureiras, teve início a produção das máscaras em TNT, que para maior segurança são costuradas em dobra dupla. As máscaras já estão à disposição da comunidade na guarita da escola de segunda a sexta-feira, em horário comercial.

Complementando o trabalho, o professor Willian Vieira mobilizou os docentes de ciências e matemática a apresentarem um projeto para produzir sabonetes e sabão artesanais também destinados à comunidade.

Foi realizada entre os funcionários da escola uma campanha de arrecadação de insumos como óleo usado, açúcar, soda e álcool e a produção teve início com todas as medidas de segurança para não haver propagação do vírus e sem a participação de alunos. O material já está sendo embalado e a distribuição deve começar na próxima quinta-feira, 23.

A diretora Márcia não tem uma estimativa de quantas pessoas podem ser beneficiadas com o projeto, mas espera ajudar muitas famílias. “Estou na gestão de uma escola onde todos estão dispostos a contribuir. Nossas crianças merecem muito mais, mas essa é a singela contribuição da família Eurídice para superarmos este difícil momento”, disse.

Além do material para produção dos sabonetes, também foram arrecadados alimentos entre os funcionários para serem doados às famílias mais necessitadas.