ETI Fidêncio Bogo promove aulas em salas ao ar livre

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed/Palmas | Publicado em 29 de setembro de 2023 às 11:34

Iniciativa que permite experiência pedagógica contextualizada e significativa está dentro da proposta agroecológica da escola

Nestes tempos de calor atípico, os alunos da ETI Fidêncio Bogo, localizada na região do Taquaruçu Grande, em Palmas, participam de uma experiência educativa de forma contextualizada, significativa e termicamente confortável. As aulas ministradas fora da sala convencional, além de maior conforto térmico por utilizar na maior parte dos casos a sombra de árvores vivas, permite uma interação com todos os ambientes da escola, do aluno consigo mesmo, com a natureza e com o meio social. 

A supervisora pedagógica Joice Carvalho de Paula explica que os laboratórios vivenciais, para uso em práticas experimentais ou como salas verdes, estão inseridos no Projeto Político Pedagógico (PPP) da escola. Espaços como a horta, o sistema agroflorestal, a área de preservação permanente, os quiosques de aula, o minhocário, o meliponário, o córrego e o píer são potenciais oportunidades de construção do conhecimento e expressão de aprendizagem para os estudantes. Os educadores são incentivados a utilizar os laboratórios vivenciais tanto quanto os espaços internos das salas.

Com as altas temperaturas vigorando no estado, o uso destes espaços sempre traz um maior conforto, por haver significativas diferenças de temperatura entre a sombra de alvenaria e a da APP, da beira do córrego ou no píer. Cada professor visa organizar o horário das aulas para não movimentar os alunos na hora mais intensa de calor. “É um dos momentos preferidos dos estudantes porque eles se identificam com este estilo de vida. É muito grande a relação deles com a natureza e com o meio ambiente onde vivem”, considera.

Os estudantes demonstram física e emocionalmente os benefícios de interagir num meio ambiente vivo com alegria, empolgação e envolvimento na proposta trazida pelo educador. “A proposta da Fidêncio é ofertar uma formação integral para o estudante, voltada para a agroecologia. As salas verdes ao ar livre vão ao encontro desta proposta de forma prática e direta”, finaliza.