ETI Luiz Rodrigues Monteiro promove noite de autógrafos com livros escritos por estudantes

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 01 de dezembro de 2021 às 16:36

Os livros foram produzidos por meio de uma parceria com a ‘Estante Mágica’, uma plataforma de projetos pedagógicos para escolas

A ETI Luiz Rodrigues Monteiro, localizada na região sul de Palmas, promoverá nesta quinta-feira, 02, uma noite de autógrafos com os estudantes escritores da unidade educacional. A iniciativa tem por objetivo desenvolver e fortalecer o hábito da leitura e da escrita dos estudantes e apresentar à comunidade a produção de livros escritos e ilustrados por eles.

A sessão de autógrafos, que faz parte do ‘Projeto Literário: Pequenos Escritores’, será realizada na ETI Caroline Campelo, a partir das 18h30 e contará com a participação de cerca de 70 pequenos autores, alunos do 2°, 3º e 4º anos do ensino Fundamental, além de apresentações culturais para recepcionar a comunidade escolar.

Durante o desenvolvimento do projeto literário, os estudantes tiveram a oportunidade de escrever o seu primeiro livro por meio de uma parceria com a ‘Estante Mágica’, uma plataforma de projetos pedagógicos para escolas.

Segundo a diretora da ETI, Rosa Maria Costa, várias atividades foram desenvolvidas em sala de aula com o objetivo de estimular a leitura, escrita e a interpretação de textos, o que resultou na produção que foi encaminhada à ‘Estante Mágica’ para a digitalização e impressão dos livros que serão autografados.

Rosa Maria conta que o início do projeto literário aconteceu quando os alunos ainda estavam no ensino remoto e o processo inicial de criação e produção dos livros foi todo conduzido pelos professores por chamadas de vídeos por meio da plataforma google meat. “Quando retornamos às aulas presenciais a produção dos livros já estava bem adiantada, faltando apenas a finalização, agora chegou a hora de apresentarmos às famílias o resultado do trabalho dos seus filhos” afirma.

Valdete Silva, professora responsável pelo desenvolvimento do projeto literário, disse que a princípio, o projeto que parecia pequeno, se tornou gigante para escola. “Foi lindo ver o envolvimento das famílias, a empolgação das crianças e a dedicação dos colegas professores e da equipe gestora, que não mediram esforços e abraçaram a ideia com muita dedicação e entusiasmo para que nossas crianças pudessem criar suas histórias e produzir seus próprios livros, tornando-se escritores e escritoras de verdade”.