Secretaria Municipal da Educação
Autor: Redação Semed | Publicado em 02 de abril de 2019 às 16:02
ETI Olga Benário possui dois alunos diagnosticados com autismo e um sob avaliação para definição de diagnóstico, mas todos são acompanhados em sala de aula por um professor auxiliar
A
Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Olga Benário realizou na manhã desta
terça-feira, 02, um momento de interação e partilha com o objetivo de divulgar
junto à comunidade escolar, informações sobre o autismo visando reduzir o
preconceito e promover o respeito e acolhimento as pessoas afetadas por esse
transtorno.
O
Dia Internacional de Conscientização do Autismo teve início com um Momento
Cívico seguido da apresentação da música ‘Você é especial’, de Luciana Antunes,
executada pelos alunos do 2º ano do ensino fundamental, incluindo a
participação de um aluno autista que cantou e dançou com os colegas. Fechando
as apresentações, a poesia ‘Sou autista’, foi declamada pelo aluno do 5° ano,
Gabriel Vieira de Macedo.
Na
ocasião, a professora e psicóloga, Rejane Sousa, falou sobre o que é o autismo
e como lidar com esse transtorno. Por meio de exemplos, a educadora mostrou aos
alunos algumas características típicas do autismo como, a agitação, a
introspecção, dificuldade de aprendizagem, a dificuldade de sentir e expressar
sentimentos, e sobre como devemos proceder para acolher e conviver
harmoniosamente com o autista.
“Uma
das principais dificuldades que a criança autista tem é o barulho, e nós
enquanto educadores, precisamos fazer os colegas dela entenderem suas
limitações quanto ao barulho, agitação, aglomeração de pessoas, a questão do
toque, como é difícil ela desenvolver as atividades com esse barulho dentro da
sala de aula e que devemos ajudá-la respeitando suas necessidades”, disse a
professora, acrescentando que: “no geral, as crianças são muito receptivas e
conseguem lidar com a criança especial, elas acolhem e desenvolvem um vínculo
afetivo, de cuidado e muita atenção com o colega”.
Sousa destacou ainda que, para o pleno desenvolvimento da criança autista, precisa haver muita interação entre a família e a escola. “O desenvolvimento do autista seria mais pleno se houvesse mais participação e interação da família, pois são poucos os pais que realmente entendem que a criança autista necessita das terapias alternativas, que ele precisa interagir em outros espaços que não seja só o ambiente escolar. Os pais precisam estar atentos e descobrir e estimular as necessidades da criança, seja no esporte, na música, nas artes, enfim”, concluiu Rejane Sousa.
A
ETI Olga Benário possui dois alunos diagnosticados com autismo e um sob
avaliação para definição de diagnóstico, mas todos são acompanhados em sala de
aula por um professor auxiliar, um deles é o Félix Tomé Sombra Neto.
Na
oportunidade, os alunos puderam ouvir também o depoimento do engenheiro
mecânico, Flávio Zanata, pai do Félix. Zanata falou da importância do apoio de
todos para o desenvolvimento do seu filho. “O Félix precisa de todos vocês, ele
precisa do amor, da compreensão, porque como já foi dito aqui, todas as
crianças são diferentes e o autista também. No caso do meu filho, a sua maior
dificuldade é a interação e muitas vezes as pessoas não entendem isso”,
ponderou.
Zanata
enfatizou que o autista é uma pessoa pura, que não enxerga maldade em ninguém e
que encontrou na escola o acolhimento necessário para o filho. “Eu gostei
demais dessa escola devido à interação e apoio que o meu filho recebe desde a
portaria até a sala de aula, todos o conhecem e apoiam e eu valorizo uma escola
inclusiva, não só do autista, mas de todas as deficiências. O Félix gosta de
vir para a escola, ele sente aqui como um segundo lar, isso graças a todo o
apoio recebido, em especial da professora auxiliar Rebeca, que o acompanha no
dia a dia em sala de aula”, enfatizou Zanata.
“Nós
agradecemos pela confiança depositada na escola e na nossa equipe, somos todos
realmente comprometidos com o trabalho e com as crianças que aqui estudam”,
finalizou a diretora da ETI, Cândida Cecília Arruda.
A
pauta da programação alusiva ao Dia de Conscientização do Autismo segue no
período da tarde com atividades voltadas para roda de conversa com os alunos e
a amostra de filmes e vídeos sobre o tema.
Escola Darcy Ribeiro
Na
Escola Municipal Darcy Ribeiro, localizada na quadra Arse 91, que possui quatro
alunos diagnosticados com autismo e outros dois sob avaliação para definição de
diagnóstico, pais e alunos participaram de palestra na sala de recursos
multifuncionais sobre autismo quando foram esclarecidas características do
transtorno e apresentados sinais que podem auxiliar os pais a observar seus
próprios filhos. “Uma forma de identificar uma criança autista é observar seu
desenvolvimento, que compreende as transformações pelas quais a criança passa
ao longo do tempo”, disse a coordenadora de Educação Inclusiva da Semed,
professora Monique Wermuth Figueras.
Os
alunos assistiram ainda a vídeos explicativos sobre o autismo e que
apresentavam as dez coisas que todo autista gostaria que você soubesse com o
depoimento de Marcos Petry, autista, escritor, palestrante, produtor de
conteúdo no canal Diário de um Autista e músico, além de roda de conversa e
apresentações sobre o tema.