ETI Padre Josimo se destaca na premiação do IV Concurso Eldon Correa de Educação para o Trânsito

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 26 de setembro de 2023 às 12:35

Unidade educacional alcança vitórias em primeiro, segundo e terceiro lugares, além de voto popular em diversas modalidades

Dos mais de vinte prêmios distribuídos em oito categorias concorrentes, a Escola de Tempo Integral (ETI) Padre Josimo Tavares, localizada na ACSU-NO 40 (301 Norte), conquistou 12 premiações. A unidade educacional alcançou vitórias em primeiro, segundo e terceiro lugares, além de voto popular em diversas modalidades, conforme explicou o professor de Educação e Cidadania da instituição, Rausley Rodrigues, que recebeu os prêmios como orientador dos trabalhos dos alunos premiados.

A cerimônia de premiação do IV Concurso Eldon Correa de Educação para o Trânsito, aconteceu no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Tocantins (TCE-TO), nesta segunda-feira, 25, e contou com a presença de alunos da rede municipal, professores, comunidade escolar e autoridades da segurança viária.

“Muitos alunos carentes, financeira e emocionalmente, venceram e isso nos emociona e motiva ao mesmo tempo”, relata o professor que não mediu esforços para levar o maior número de estudantes a participarem do certame. Além dos 12 prêmios da ETI Padre Josimo, outras unidades da rede municipal também receberam troféus, sendo: ETI Anísio Teixeira (2), ETI Almirante tamandaré (2), ETI Luiz Gonzaga (1), ETI Caroline Campelo (1) e Escola Municipal Beatriz Rodrigues Silva (1).

Para o professor Rausley, a ideia do concurso é “mais uma ação de buscar a conscientização da importância da educação para o trânsito, além de trabalhar os diversos talentos dos alunos e aproximá-los da segurança viária, do conhecimento da legislação e da importância de se falar sobre trânsito”.

“A emoção é inexplicável. Estou muito feliz em ter orientado os trabalhos dos alunos da ETI Padre Josimo e levar a maioria dos prêmios, sobretudo por se tratar um tema tão sério. A Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu), está de parabéns pela iniciativa, o que abre oportunidade para todas as escolas de Palmas, já que um concurso dessa magnitude não envolve apenas o aluno, mas o orientador, as famílias e toda a comunidade escolar”, declarou.

A coordenadora de Arte e Cultura da Diretoria de Ensino Fundamental da Semed, Fabiana Goulart, que integrou a banca avaliadora dos trabalhos inscritos, ressaltou que as escolas que participaram desse concurso, apresentaram domínio sobre a temática. “Eu acredito que esse desempenho é devido ao trabalho que é feito dentro das escolas com essa temática de educação para o trânsito. As crianças conseguiram demonstrar claramente, tanto no processo de criação quanto na linguagem artística, o que eles queriam, demonstrar sobre o cuidado no trânsito, sobre como é essa dinâmica do trânsito em torno da escola e na própria cidade de Palmas”, avaliou.