ETI Pe. Josimo Tavares promove ações alusivas à Semana da Água

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 20 de março de 2023 às 11:02

A programação tem início nesta segunda, 20, e prossegue até sexta-feira, 24

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, a Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Pe. Josimo Tavares, localizada na ACSU – NO 40 (antiga 301 Norte), promove até o dia 24 de março, diversas atividades como palestras de conscientização, atividades recreativas e educativas, ações ambientais, visitas técnicas, limpeza de córrego e uma minifeira. A programação visa sensibilizar e conscientizar a comunidade escolar sobre a importância do uso e da preservação desse recurso natural que é primordial para a vida de todos os seres vivos da terra.

A primeira ação do projeto ‘Por que a água é vida?’, desenvolvido na unidade escolar, acontece nesta segunda, 20, às 14 horas, no Auditório da ETI, com a palestra ‘A importância da água e dos cuidados com o meio ambiente para a saúde e para vida’, ministrada por técnicos da Fundação do Meio Ambiente (FMA), e terá como público, alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

Na agenda, ainda está marcado para a tarde desta terça-feira, 21, um passeio ecológico ao Parque dos Povos Indígenas, com alunos do 4º ano do ensino fundamental, com o objetivo de realizar a limpeza das margens do Córrego Sussuapara, além de promover entre os participantes, a reflexão sobre as ações do homem em relação ao meio ambiente.

Na quarta-feira, 22, os alunos participam de uma blitz no Terminal Rodoviário, com apresentação de faixas educativas e entrega de squeezes. Na manhã de quinta-feira, 23, está agendada uma visita dos alunos à Estação de Tratamento da Água (ETA) da BRK Ambiental, para que os mesmos possam conhecer como acontece todo o processo de tratamento da água, desde a captação até a distribuição para a população. Já no período da tarde, será a vez dos alunos aprenderem como é realizado o tratamento do esgoto, desde a sua captação até seu retorno para o manancial, para isso, eles farão uma visita a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), da BRK Ambiental.

A programação alusiva à Semana da Água da ETI Pe. Josimo Tavares, será finalizada na sexta-feira, 24, com uma exposição dos experimentos relacionados à água, elaborados em sala de aula pelos alunos dos 1º anos.

A diretora da ETI Pe. Josimo Tavares, Marialice Thomaz diz que equipe pedagógica unidade escolar espera que as ações desenvolvidas durante a execução do projeto tenham contribuído para a formação de alunos mais conscientes no que diz respeito à problemática da poluição e escassez da água e sua conservação para que aprendam a utilizar sem desperdício e sejam multiplicadores desses aprendizados no meio social onde estão inseridos.

Texto: Redação Semed/Palmas