Evento no Itop marca continuidade da formação de especialistas em salas de recursos multifuncionais

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 22 de maio de 2019 às 15:10

 A instituição é parceira da Secretaria Municipal de Educação na realização da Feira de Empreendimento, Ciências, Inovação e Tecnologia (Fecit)


A quarta etapa da formação de professores e especialistas das salas de recursos multifuncionais da rede municipal de ensino aconteceu na manhã desta quarta-feira, 22, no auditório da Faculdade Itop, em Palmas. A instituição é parceira da Secretaria Municipal de Educação na realização da Feira de Empreendimento, Ciências, Inovação e Tecnologia (Fecit).

 


Neste evento, os profissionais que atuam com pessoas que necessitam de acompanhamento específico nas salas de recursos multifuncionais tiveram acesso a instrumentos que possibilitem a identificação de casos de superdotação  e altas habilidades. 

 


A ideia é que os profissionais que atuam diretamente em contato com crianças e adolescentes possam identificar estes casos, que correspondem há cerca de 3% da população mundial. “O processo de identificação deste aluno requer um olhar diferenciado de todos os setores da escola”, considera Monique Figueras, especialista da Semed.

 


Casos de sucesso

 


Como nas edições anteriores das capacitações, foram apresentados os casos de sucesso obtidos pelos profissionais em suas unidades de ensino. Da Escola Sueli Reche, a professora Luciene Gonçalves apresentou uma experiência exitosa com aluno com deficiência intelectual, que já consegue desenvolver a leitura e escrita. Também apresentou seu trabalho a professora Katiane Machado, da Escola Santa Bárbara, com uma bem sucedida experiência de comunicação alternativa através de imagens. 

 


Ao final do evento, os participantes puderam conhecer e trocar por meio de um bazar simbólico os brinquedos e artigos utilizados nas salas de multirecursos. O encontro também serviu para os primeiros preparativos da Semana da Diversidade, que acontecerá em agosto e prevê a participação de toda a comunidade.

 

 



Edição e postagem: Lorena Karlla