Eventos do feriado de Carnaval movimentaram diretamente mais de R$ 1 milhão na economia da Capital

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego

Autor: Wédila Jácome | Publicado em 27 de fevereiro de 2020 às 15:19

O montante corresponde à movimentação em hotéis, restaurantes, estacionamentos e vendas nos estantes e ambulantes dos três eventos

Os três grandes eventos promovidos pela Prefeitura de Palmas que movimentaram as cinco noites do feriado de Carnaval na Capital aqueceram o comércio e movimentaram diretamente a economia em R$ 1.246.300,00. Esse valor, de acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedem), corresponde à movimentação em hotéis, restaurantes, estacionamentos próximos aos eventos e às vendas nos estantes e pelos ambulantes dentro do ‘Capital da Fé’, na Vila Olímpica; ‘Carnaval do Amor’, na Praia da Graciosa; e do ‘Carnaval de Taquaruçu’.

Segundo dados divulgados pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas (CDL), o Carnaval 2020 na Capital foi o melhor em número de vendas nos últimos quatro anos, com crescimento de 22,6% se comparado ao ano passado. Já quando comparado a 2017, ano registrado como o pior em número de vendas, o crescimento chega a ser de 25,6%.

As vendas em Palmas também superaram os desempenhos de cidade que já tem uma movimentação econômica grande, por ter a festa de Carnaval já consolidado, como Gurupi e Araguaína, que registraram um crescimento de 9% e 5%, respectivamente comparado ao ano anterior.

Esse bom resultado, para o presidente da CDL Palmas, Silvan Portilho, é motivado pelo número de opções de festa para os palmenses. “A programação de Carnaval em Palmas veio para ajudar na movimentação da economia. E os números levantados pelo SPC Brasil mostram o quanto é importante fazer estes eventos para manter a população na cidade e até mesmo para trazer pessoas do interior. Além de movimentar a economia fazendo com que as pessoas fiquem em Palmas, a opção de festa na Praia da Graciosa ainda ajudou na obra de construção do Hospital do Amor’’, disse.

Para a secretária de Desenvolvimento Econômico, Adriana Almeida, os eventos que aconteceram durante o período de Carnaval trouxeram um retorno econômico diretamente para os empresários, com um crescimento que há muito tempo não se via em Palmas. “Prova disso é que a CDL afirmou que o Carnaval em Palmas foi o melhor dos últimos quatro anos. E com isso, a gestão vem reafirmar que os eventos trazem a movimentação turística, o desenvolvimento econômico, geração de emprego e renda e principalmente, trazem a condição do recurso financeiro girar dentro do Município”.

Além da programação do ‘Capital da Fé’, evento já consolidado em Palmas, neste ano, a Prefeitura também investiu em estrutura no ‘Carnaval do Amor’, realizado pela CDL Palmas, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Federação das Associação Comerciais e Industriais do Estado do Tocantins (Faciet) e Prefeitura, que arrastou uma multidão para a Praia da Graciosa e também no ‘Carnaval em Taquaruçu’.

Edição: Lorena Karlla