Excesso de chuvas prejudica cronograma de recuperação de estradas rurais em Palmas

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Wédila Jácome | Publicado em 24 de março de 2023 às 10:26

Seder tem focado em trabalhos emergências para garantir trafegabilidade das famílias do campo e transporte de insumos e produtos agrícolas

O tempo instável das últimas semanas tem sido o principal entrave dos serviços de manutenção e recuperação de estradas rurais do entorno de Palmas. Até a última quarta-feira, 22, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já havia registrado em março 280 mm de chuvas, sendo que o esperado para o mês era de 264 mm. As fortes chuvas além de acelerar o desgaste do solo que causa erosões e buracos na via, têm dificultado os trabalhos de nivelamento, movimentação de terra e levantamento de estradas, e causam atoleiro de máquinas, o que acaba desacelerando o ritmo de trabalho e não conseguindo atender a grande demanda da população rural. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural (Seder) tem focado em trabalhos emergências para garantir trafegabilidade das famílias do campo e transporte de insumos e produtos agrícolas.

O secretário interino da Seder, Júnio Jaber, destaca que as águas intensas aumentam o grau de dificuldade do serviço. “Esse volume de água faz transbordar e provocar enxurradas e enchentes, levando resíduos e entupindo os bueiros e até mesmo pequenas pontes. O entupimento acaba forçando os aterros e danificando a cabeça das pontes e bueiros”, disse.

Palmas possui cerca de 5000 km de vias rurais, o que torna a manutenção das estradas de chão uma tarefa desafiadora, mas é durante o período de chuva, que as condições de tráfego ficam ainda mais complicadas, o que pode dificultar o transporte de insumos, equipamentos e produtos agrícolas. Mas mesmo diante dos desafios, a Seder tem focado nos trabalhos emergenciais, atendendo prioritariamente os casos extremos que impossibilitam o trânsito.

Serviços

Ao todo são três frentes de serviços que atendem as zonas rurais com os serviços de patrolamento, alargamento, cascalhamento e abertura de estradas, além de construção e recuperação de bueiros. Para isso, as equipes contam com apoio de três tratores de esteira, três escavadeiras hidráulicas, caminhões caçambas, seis patróis, três pás carregadeiras, cinco retroescavadeiras, sete caminhões trucados, três caminhões tocos, dois caminhões carga seca, dois bobcats, um caminhão de abastecimento e um de borracharia.

O engenheiro civil da Seder, Nermigio Almeida, explica que em condições normais, cada equipe faz em média de seis a oito quilômetros por dia de estradas recuperadas, e nesse período de chuvas a equipe pode levar até uma semana para conseguir o mesmo resultado. “As chuvas atrasam nosso cronograma de atendimento, por exemplo, o pessoal que está no Santa Fé rural tinha previsto uma semana e já está com 20 dias de trabalho”.

Mais chuvas

Para o superintendente da Defesa Civil de Palmas, Bruno Maciel Grama, ainda há expectativa de mais chuvas até o final do mês. “É característico de na nossa região termos um volume de chuva alto (superior a 200 mm) entre os meses de novembro a março, e que reduz a partir de abril, sendo esperado para o próximo mês aproximadamente 179 mm, em maio 60 mm e a partir deste o período, estiagem até o mês de outubro”.

Recuperação de vias

A Seder já realizou neste ano a recuperação de vias do setor de chácaras no Taquari, acesso do Jardim Taquari a Vila Agrotins, Vila Agrotins, São João II,Taquaruçu Grande, Piabanha, Vai Quem Quer, Eixão do São Silvestre que liga a TO-020 e TO-030, Serra do Lajeado, Jaú, Zeca Tatu, Vão do Lajeado, Sonho Meu, Vale da Cachoeira, acesso a Escola Municipal de Tempo Integral (ETI) Aprigio Tomaz de Matos, os acessos ao longo da extensão do KM-1 ao KM-26 da BR-010 que dá acesso ao município de Lajeado, perfazendo um total de quase mil KMs de estradas.

Atualmente, os trabalhos de recuperação se concentram na região São João I, Santa Fé Rural, Vale da Cachoeira, Setor Industrial, Sucupira e Taquaruçu.

Telefone para solicitação dos serviços

Os proprietários de imóveis rurais que desejarem informar as vias intrafegáveis e que tiveram o bueiro rompido podem ligar nos telefones da Seder e informar a localização. Os números são os seguintes: 63 3212 7280/7281, e o atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 13 às 19 horas.