Experiências desenvolvidas pelo IVM são selecionadas para serem apresentadas em congresso de gestão pública em Natal

Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia

Autor: Redação IVM | Publicado em 03 de outubro de 2019 às 16:06

Relatos sobre  coaching como qualidade de vida e o projeto 'Servidor Multiplicador', de autoria de servidores do Instituto, foram aprovados por comissão científica de evento


As experiências desenvolvidas pelo Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM), por meio da Escola de Governo de Palmas (EGP), nas áreas de valorização e promoção do desenvolvimento profissional e pessoal do servidor público municipal serão apresentadas no 13º Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte (Congesp-RN), que será realizado no período de 12 a 14 de novembro, em Natal (RN). Os relatos de experiência 'Servidor Multiplicador: valorização profissional e compartilhamento de saberes', de autoria das servidoras Deyze Ilma Oliveira Silva e Lédyce Moreira Nóbrega Porto; e ‘Coaching como processo para promover a qualidade de vida do servidor’, de autoria de Samara Caroline de Avelar e Lédyce Moreira Nóbrega Porto, juntamente com Ilton Batista Salgado Junior, também servidor do Município, foram aprovados pela Comissão Científica do evento.

 

 

O resultado da seleção dos trabalhos foi divulgado na última segunda-feira, 30. Os trabalhos dos servidores do IVM/EGP estão entre os aprovados do total de 73 submetidos, sendo que ‘Coaching como processo para promover a qualidade de vida do servidor’ foi um dos selecionados para apresentação oral, e o projeto 'Servidor Multiplicador' está entre os indicados para sessão pôster.

 

 

As apresentações orais completarão a grade da programação simultânea do evento no dia 13 de novembro. Já os pôsteres ficarão expostos no hall da Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales.

 

 

Sobre as experiências

 

 

O trabalho sobre o 'Servidor Multiplicador' aborda a formação continuada como sendo de grande relevância e imprescindível para uma boa atuação profissional e a valorização profissional do servidor. No trabalho, as autoras reforçam que, em se tratando do serviço público, a formação continuada incide na qualidade do serviço prestado ao cidadão, e que a valorização do servidor influencia diretamente na sua prática profissional. O projeto 'Servidor Multiplicador' tem como finalidade credenciar, dentre os servidores do Município de Palmas, instrutores para compartilharem seus conhecimentos aos colegas de trabalho.

 


Já o relato sobre o coaching aponta a experiência como um processo dinâmico e reflexivo que utiliza técnicas, diversos conhecimentos e ferramentas que destina-se à conquista de resultados em qualquer contexto, seja social, financeiro, pessoal, social ou espiritual. Para o estudo foi realizada uma palestra com os servidores sobre os benefícios do coaching em grupo e após, estes foram convidados a participarem do processo. Ao todo, oito servidores do Município se dispuseram a integrar o coaching em grupo. Foram realizados dez encontros com duração de duas horas, a cada sete dias. Ao final do processo foi possível concluir que a metodologia de coaching em grupo mostrou-se como um instrumento assertivo para o trabalho com servidores, com a finalidade de melhoria da qualidade de vida.

 

 




 

Edição e postagem: Lorena Karlla