Exposição que reúne arte com cerâmica e o movimento da Suça pode ser visitada na Galeria Municipal de Artes

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Samara Martins | Publicado em 10 de junho de 2024 às 13:46

Dança do Pote, projeto do artista Wanderley Batista, ficará disponível para o público até 26 de junho

Pode um objeto estático representar o movimento em sua complexidade? Esse foi o desafio do artista e ceramista  Wanderley Batista, ao criar as peças da exposição Dança do Pote, que está em exibição  até o dia 26 de junho, na Galeria Municipal de Artes, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho. A visitação pode ser feita das 8h às 19h, com entrada gratuita.  A abertura ocorreu na sexta-feira, 7, contou com performance do artista criando uma peça durante a apresentação de Suça. 

Em Dança do Pote, o artista uniu a beleza da arte em cerâmica, a expressividade da dança e a sonoridade da música em uma série de peças de cerâmica únicas que capturam a essência da Suça, uma dança cultural vibrante e expressiva do Tocantins.  “A combinação destas três formas de arte cria uma experiência única e enriquecedora”, afirmou a organizadora da exposição, Daniella Aires. Através de um trabalho delicado, Wanderley Batista, artista da exposição, moldou cada peça à mão, imbuindo detalhes intrincados com cores naturais do barro e técnicas tradicionais da transformação de barro em cerâmica.

As peças representam o movimento, evocando a alegria e a energia da Suça. Cada movimento das peças transmite a riqueza cultural e a ancestralidade dessa tradição, convidando o público a mergulhar em um universo de beleza e significado. “A Suça sempre me fascinou por sua energia e pela forma como conecta as pessoas através da música e da dança”, explicou Wanderley Batista. “Com essa exposição, espero compartilhar minha paixão por essa cultura e convidar o público a apreciar a beleza e a expressividade da Suça através da cerâmica”, pontuou o artista.

A realização é do empreendimento Pote de Ouro Arts, fundado em 2019, com sede no distrito de Taquaruçu, que trabalha arte e cultura tocantinense, com ênfase na cerâmica primitiva. Há ainda patrocínio da Lei Paulo Gustavo (LPG), via Ministério da Cultura (MinC), e Governo do Estado do Tocantins com apoio da Fundação Cultural de Palmas (FCP).

 

Serviço

Exposição: Dança do Pote
Quando: 7 a 26 de junho de 2024 das 8h às 18h
Onde: Galeria Municipal de Artes no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho
Ingressos: entrada franca