Exposições de trabalhos, palestras e oficinas movimentam o primeiro dia da Fecit 2019

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 20 de setembro de 2019 às 09:48

As atividades acontecem no primeiro andar do Centro Universitário Luterano de Palmas

A Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia do Município de Palmas (Fecit 2019), realizada pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e parceiros, movimentou o Campus do Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra), nesta quinta-feira, 19. O evento reúne estudantes de escolas públicas e privadas com a exposição de trabalhos científicos elaborados sobre temas diversos.

A Feira agrega simultaneamente oficinas e seminários distribuídos por temas, em horários distintos. As atividades acontecem no primeiro andar, do prédio 2, do Ceulp/Ulbra. Confira a programação desta sexta-feira, 20.

A secretária Municipal da Educação, Cleizenir dos Santos, apreciou na tarde dessa quinta, 19, os trabalhos levados à Fecit 2019. Ela destacou o evento como importante momento para a educação. Segundo a gestora, o evento oportuniza aos estudantes compreenderem desde cedo a importância da pesquisa. Para Cleizenir, a Feira é o momento de intercâmbio de conhecimentos entre estudantes, famílias e comunidade em geral, com a demonstração de parte do trabalho de pesquisa desenvolvido nas escolas.

As alunas do 9º ano da ETI Margarida Lemos (Cemil), Franciele dos Santos e Bianca Cristina, concorrem à premiação com pesquisa sobre o tema ‘Obsolescência Programada’. Para elas, é um enorme orgulho poder levar o conhecimento do tema estudado às pessoas e assim contribuir um pouco com a conscientização de cada um.

Já os alunos do 5º ano da Escola Thiago Barbosa, Juliano Rodrigues Reis e Diana Rose Cardoso Costa, levaram à Fecit o projeto de reutilização do óleo de cozinha para a produção de sabão. Segundo os alunos, o tema foi escolhido pelo fato de poder transformar o “vilão” do meio ambiente, o óleo de cozinha, em tema de conhecimento e geração de renda à comunidade. No estande da unidade, além da explanação sobre o tema, os visitantes puderam conferir e levar para casa amostras e receitas de sabão líquido, em barra e em pasta.

A Fecit é realizada com o intuito de investir na formação científica de estudantes da rede pública e particular de ensino, possibilitando representação na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace). A premiação dos melhores projetos acontece no sábado, 21.

Instituições parceiras da Fecit 2019

Acipa, Anjo Azul, Apae, Bagatini English Course, Universidade Católica, Centro de Educação Inclusiva, Ceulp/Ulbra, Código Kid, Colégio Madre Clélia Merloni, Colégio Nabla, Fundação de Amparo a Pesquisa do Tocantins (Fapt), Fecomércio, Fieto, IFTO, Impacttus, Itpac, Itop, Laboro, Novitrine, Renapsi, Plataforma Cienciarte, Sebrae, Sedem, Seduc, Sescoop, Senac, Senai, Sesi, UFT, UMA, Unitins.

Edição e postagem: Iara Cruz