Fale Conosco: a ouvidoria da saúde é mais um importante canal de comunicação dos usuários do SUS

Secretaria da Saúde

Autor: Redação Semus | Publicado em 22 de janeiro de 2019 às 17:54

O contato pode ser feito pelos telefones 0800 030 1515 ou 3218-5472, das 13 às 19 horas


Em Palmas, o cidadão pode pedir informação, denunciar, reclamar, sugerir, solicitar ou até mesmo elogiar os serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde da Capital (SUS), de forma gratuita e com a certeza de que será respondido o mais breve possível. Esse diálogo entre a sociedade e a gestão se dá por meio da Ouvidoria do SUS que só em 2018 contabilizou mais de 1.800 registros, sendo todos respondidos. O contato pode ser feito pelos telefones 0800 030 1515 ou 3218-5472, das 13 às 19 horas.



Os principais registros se referem solicitações sobre os diversos assuntos que abrangem a área da saúde e de acordo com a responsável pela Ouvidoria do SUS, Roselene Malta, esse processo de escuta do cidadão ocorre de forma individual. “Podemos apenas orientar o cidadão e também sistematizar a demanda apresentada por ele, encaminhar, acompanhar e responder ao cidadão sobre as providências adotadas pelas áreas técnicas após respostas das mesmas”, explica.



Na prática, depois de cadastrar a manifestação do cidadão, é gerado um protocolo via sistema, onde posteriormente a demanda é direcionada, também via sistema ou memorando, para cada área técnica responsável pelo assunto apresentado. É dado um prazo de 20 dias úteis para área técnica responder a demanda do cidadão que recebe a resposta por e-mail ou telefone.



“Buscamos propiciar um atendimento que seja capaz de mediar conflitos e ser eficaz na busca de soluções, para informar e subsidiar os respectivos gestores sobre a incidência dos problemas, servindo para mudanças positivas na política de saúde”, complementa.

 


 

 

Edição e postagem: Lorena Karlla