Faltam 56 ônibus para serem vistoriados; ação será realizada até 30 de abril deste ano

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Márcio Greick/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 28 de março de 2022 às 12:12

A Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana (Sesmu) dará continuidade nesta terça-feira, 29, às 15 horas, na garagem da empresa Miracema, à vistoria obrigatória dos ônibus do transporte coletivo da Capital. Dos 190 veículos que compõem a frota, 134 já foram vistoriados. Além desta etapa, o processo inclui a atualização cadastral dos veículos conforme a Portaria Nº54/2021, publicada no Diário Oficial do Município.

A vistoria obrigatória foi prorrogada pela Portaria Nº 18/2022, publicada no Diário Oficial do Município do dia 03 de março de 2022, e o novo prazo vai até o dia 30 de abril.

A ação, que começou no final de janeiro, visa reforçar a fiscalização, para melhor atender aos usuários do transporte coletivo municipal. Segundo o diretor de Transportes da Sesmu, Diogo Souza, os veículos que atenderem às exigências das condições de funcionamento receberão o selo da vistoria de 2022.

Durante o trabalho, os agentes de Trânsito e Transportes contam com o apoio técnico de um engenheiro mecânico da prefeitura. “Considerando o grande número de veículos do sistema, os profissionais irão percorrer as garagens das empresas operadoras do Sistema de Transporte Coletivo a fim de verificar as condições mecânicas, elétricas, de higienização, conservação dos veículos, tacógrafo, extintor de incêndio, janela com abertura de segurança, dentre outros itens”, disse.

A secretaria reforça ainda que faz parte de todo o âmbito do processo, o laudo final das vistorias, no qual constará o diagnóstico detalhado de todos os itens inspecionados. Caberá ao engenheiro mecânico da Prefeitura, a elaboração de relatório das condições mecânicas dos veículos.