Famílias do North I assinam contrato com a Caixa e solicitam ligações para casa própria

Secretaria Municipal da Habitação, Assuntos Fundiários e Energias Sustentáveis

Autor: Juliana Matos | Publicado em 24 de abril de 2018 às 12:29

Na quarta, 25, as famílias do North II também formalizarão o financiamento habitacional

A família da dona Doroty Lamour Silva da Costa, 65 anos, foi a primeira entre as 256 famílias beneficiadas com o empreendimento habitacional Palmas Vertical North I a assinar na manhã desta terça-feira, 24, o contrato de arrendamento residencial com a Caixa. “É uma bênção de Deus, esperei por cinco anos. O que ganho só dá para pagar o aluguel”, disse emocionada ao lado do marido, o aposentado Avelino Alves da Costa, 73. Cadeirante, dona Doroty garantiu a formalização do sonho da casa própria que será entregue adaptada para suas necessidades.

Os atendimentos para assinatura do contrato acontecem no Centro de Convenções Arnaud Rodrigues, onde as famílias beneficiadas já estão saindo com contrato em mãos e os pedidos de ligação de energia elétrica e de fornecimento de água nos balcões de atendimento das concessionárias Energisa e BRK Ambiental, que atendem no local.

Dermival Rosa Conceição, vendedor ambulante, e a esposa Patrícia Pereira Sobrinho, desempregada, fizeram questão de requisitar as ligações logo que assinaram o contrato. “Os planos agora são melhorar e pagar o que é da gente. Aluguel é um dinheiro que a gente não vê retorno, agora pagar o que é nosso é outra coisa”, disse contente o vendedor. O financiamento habitacional garante aos beneficiados o pagamento de parcelas mensais entre R$ 80 e R$ 270 em 10 anos.

Nesta quarta-feira, 25, o atendimento começa às 8 horas para as outras 256 famílias beneficiadas com unidades no empreendimento Palmas Vertical North II. Segundo o secretário municipal de Governo e Relações Institucionais, Eduardo Mantoan, que representou a prefeita Cinthia Ribeiro na ocasião, essas famílias estão vendo o cumprimento de um direito constitucional. “Isso aqui é uma festa da cidadania, porque chegou um novo tempo para cada uma dessas famílias aqui presentes, que terão logo em sua posse a chave do sonho tão esperado, que é a casa própria”, afirmou.

Casa própria

O atendimento nestes dois dias, segundo a gerente regional de Construção Civil da Caixa, Clessi Buss, visa identificar os beneficiários e garantir a formalização do financiamento de compra das 512 unidades contempladas pelo convênio entre a Prefeitura de Palmas, Caixa e Ministério das Cidades. “Aguardamos agora a autorização do Ministério das Cidades para proceder à entrega das chaves, o que acontecerá em breve”.

Segundo a secretária executiva de Habitação, Sabrina Machado, todas as famílias contempladas serão comunicadas por telefone, assim que definida a data de entrega. “A partir deste dia eles terão 30 dias para realizar a mudança para o imóvel”.

Na próxima quinta-feira, 26, os interessados em se candidatar aos cargos de síndico, subsíndico e membro do corpo consultivo e fiscal devem se apresentar na Secretaria Municipal de Habitação até as 10 horas. Isso porque no dia seguinte, 27, às 9 horas será feita no Centro de Convenções a instituição do condomínio. “Essa etapa é de extrema importância, porque estamos prestes a licitar a empresa que vai assessorar o condomínio”, esclareceu a secretária executiva.

Kit para Sinal Digital

As famílias beneficiadas pelos empreendimentos podem também realizar no Centro de Convenções o agendamento para recebimento do kit digital. O kit garante a recepção de sinal digital de televisão aberta após a interrupção programada do sinal analógico a partir do dia 14 de agosto deste ano. Conforme explicou a mobillizadora da entidade Seja Digital, credenciada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Débora Sabatini, os kits são garantidos a famílias de menor renda cadastradas no CadÚnico. “Quem tem esse perfil pode realizar o agendamento também nos Centros de Referência em Assistência Social (Cras), onde já temos mobilizadores voluntários”. O agendamento também é possível pelo telefone 147, canal de atendimento 24 horas, para o qual as ligações são gratuitas.