Famílias do setor Lago Norte recebem projetos de arquitetura para construção e reforma domiciliar

Secretaria Municipal de Assuntos Fundiários

Autor: Redação Secom | Publicado em 02 de julho de 2022 às 12:12

Iniciativa é fruto da parceria da Prefeitura de Palmas com o Curso de Arquitetura e Urbanismo da UniCátolica do Tocantins

A parceria firmada entre a Prefeitura de Palmas e o Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCátolica) começa a gerar bons resultados. É que na noite da última sexta-feira, 01, foram entregues os projetos arquitetônicos desenvolvidos pelos alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo para treze famílias que residem no setor Lago Norte. O evento foi realizado no auditório da unidade de ensino, localizada na Avenida Teotônio Segurado. 

Os serviços gratuitos de assessoria técnica e confecção dos projetos de construção são uma iniciativa coordenada pelo Curso de Arquitetura e Urbanismo da instituição, e atende as normativas de Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS), garantida pela Lei Federal N° 11.888/2008 que tem como um dos seus fundamentos o direito humano à moradia, conforme expresso na Constituição Federal. 

"A atividade de hoje é uma ação de dignidade, e não um ato de assistencialismo. Estamos cumprindo o que ordena a Constituição", lembrou o titular da Secretaria Municipal de Assuntos Fundiários (Semaf), Fábio Chaves, ressaltando ainda que o processo de regularização fundiária do setor Lago Norte está em andamento, seguindo os trâmites legais. 
 
A professora e coordenadora do curso, Ludmila Benedetti, ressaltou que a atividade em parceria com o município visa melhorar a qualidade dos espaços de vivência da população. "Cada aluno matriculado na disciplina de estágio atendeu uma família diferente, acompanhando de forma técnica as necessidades estruturais de cada uma delas. Este é um projeto que pretendemos deixar permanente na instituição, para que nos próximos semestres possamos atender e oferecer os serviços às outras famílias e localidades ", destacou.

Participaram do ato de entrega além das famílias beneficiadas, o presidente da Associação de Moradores da localidade, Gabriel Marques,  o reitor da UniCátolica, Gilliano José Mazzetto de Castro, o presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Tocantins (CAU/TO), Silenio Camargo, e ainda os alunos e professores da gradução.