Farmacêuticos debatem atendimento integral aos pacientes com foco na promoção da saúde

Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas

Autor: Redação Fesp | Publicado em 19 de setembro de 2019 às 12:33

Fórum e Encontro seguem no período da tarde, no auditório do Senac, com a participação de profissionais e acadêmicos

Promover a assistência integral ao paciente; não só apenas entregar o remédio que o mesmo fará uso, mas principalmente orientá-lo para que haja resultados concretos no tratamento. Esse é objetivo de farmacêuticos de todo o Estado e acadêmicos da área que, nesta quinta, 19, estão participando do I Fórum de Farmácia Clínica de Palmas e do I Encontro de Residentes de Farmácia do Tocantins.

 

Os eventos acontecem no auditório do Senac, na Capital, e são promovidos pela Secretaria Municipal de Saúde e a Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), em parceria com Conselho Regional de Farmácia do Tocantins (CRF-TO) e com o apoio do Conselho Federal de Farmácia (CFF), universidades e de outras entidades da área da saúde.

 

Na abertura, o secretário municipal de Saúde, Daniel Borini, destacou o esforço da gestão em promover a farmácia clínica. “Muitos municípios se preocupam com custos e não veem o quanto o farmacêutico é fundamental na organização dos serviços, não só na dispensação dos medicamentos, mas na orientação ao usuário. A gente vai insistir até conseguir de fato implantar a farmácia clínica na rede municipal de saúde da Capital”, disse.

 

A presidente do Conselho Regional de Farmácia (CRF-TO), Márcia Germana, destacou o apoio que a gestão tem dado na implantação da farmácia clínica, e acredita que Palmas será referência. “Que a gente possa oferecer a assistência integral e não só administrar a caixinha de medicamentos. O farmacêutico tem competência de atuar e precisamos valorizar essa profissão, e trazer o paciente para perto. Farmacêutico pode sim fazer consulta, temos competência e habilidade para isso. Se apoderem desse conhecimento e agreguem valor ao serviço”, pontuou.

 

Residentes de Farmácia

 

A presidente da Fesp, Jaciela Leopoldino, destacou que atualmente os programas de residência da instituição contam com 12 residentes de Farmácia que compõem o Plano Integrado de Saúde. “E são os propulsores e protagonistas da farmácia clínica juntamente com a Assistência Farmacêutica do município de Palmas. Além de fortalecer o ensino-serviço-comunidade que se dá pelos próprios programas de Residência Multiprofissional de Família e Comunidade e Multiprofissional de Saúde Mental”, pontuou Jaciela.

 

Nesse contexto, a presidente enalteceu o trabalho desenvolvido pelos residentes no Sistema Único de Saúde de Palmas. “Os residentes de farmácia conseguem desenvolver o método clínico por meio da construção de história clínica dos pacientes, do desenvolvimento do raciocínio clínico lógico e também do plano de cuidado que é desenvolvido tanto com a equipe que compõe a Atenção Primária quanto à equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família e também com a própria comunidade quando a empodera no desenvolvimento dos próprios cuidados”, complementou.

 

A diretora de Assistência Farmacêutica da Secretaria Estadual de Saúde, Kedima Carneiro, falou dos avanços obtidos por profissionais da área. “Tenho observado o avanço da profissão. As residências ampliaram a atuação, principalmente a atividade clínica. Como gestores temos que garantir a integralidade do serviço aos usuários do SUS. Hoje vemos no município, o profissional atuando junto com os demais, auxiliando e fazendo a clínica”, ressaltou.

 

Programação 

 

Pela manhã, a farmacêutica e especialista em Educação na Saúde, Lucélia Abreu, ministrou palestra sobre ‘Atuação farmacêutica no Nasf e Atenção Básica’. Também houve mesa-redonda sobre ‘Experiências Exitosas’.


A programação segue à tarde, com palestra sobre ‘Cuidado Farmacêutico: Ressignificando a prática farmacêutica a partir do cuidado’, com doutor e mestre em Saúde Coletiva e também farmacêutico, Felipe Tadeu Carvalho. Além da apresentação do Projeto de Farmácia Clínica no Município de Palmas, com a coordenadora de Assistência Farmacêutica da Semus, Karenina Pegado. “Temos o desejo de ampliar a visão de que a assistência farmacêutica está ligada apenas à logística. Nosso foco também é a promoção à saúde dos usuários do SUS”, conclui Karenina.