Farmacêuticos do SUS participam de fórum e encontro voltado à farmácia clínica, em Palmas

Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas

Autor: Redação Fesp | Publicado em 17 de setembro de 2019 às 12:23

I Fórum de Farmácia Clínica de Palmas e o I Encontro de Residentes de Farmácia do Tocantins acontecem nesta quinta, 19, no auditório do Senac

Farmacêuticos que atuam na rede pública de saúde, residentes, docentes e estudantes do curso Farmácia participam nesta quinta, 19, do I Fórum de Farmácia Clínica de Palmas e do I Encontro de Residentes de Farmácia do Tocantins. O evento acontece no auditório do Senac-TO e é promovido pela Secretaria Municipal de Saúde e a Fundação de Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), em parceria com Conselho Regional de Farmácia do Tocantins (CRF-TO) e com o apoio do Conselho Federal de Farmácia (CFF), universidades e outras entidades da área da saúde.

 

Durante o evento serão debatidos temas como os cuidados clínicos prestados pelos farmacêuticos na saúde pública, a aplicação dos protocolos, a qualidade dos serviços e a aceitação social da farmácia clínica por parte dos usuários do SUS e gestores públicos e privados.

 

A abertura será às 8 horas, com palestra sobre a atuação farmacêutica no Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (Nasf-AB). Ainda pela manhã, ocorrem mesas-redondas, debates e trocas de experiências entre os profissionais. A tarde começa com a palestra do mestre em Saúde Coletiva, o farmacêutico Felipe Tadeu Carvalho, com o tema ‘Cuidado Farmacêutico: Ressignificando a Prática Farmacêutica no SUS’. Para finalizar o dia será  apresentado o projeto para implantação da Farmácia Clínica na rede municipal de saúde de Palmas.

 

A gerente da Assistência Farmacêutica da Semus, Karenina Pegado, reforça que a gestão com a realização dos fóruns busca o fortalecimento da farmácia clínica e dos profissionais farmacêuticos no SUS. “Estamos vivendo um momento de ascensão nos serviços clínicos prestados pelos farmacêuticos, tanto nos setores públicos quanto na rede privada, portanto precisamos estar atentos às novas necessidades em saúde, buscando o fortalecimento dos cuidados clínicos prestados pelos farmacêuticos”, observou.

 

Farmácia Clínica

 

O serviço de clínica farmacêutica atende as necessidades dos usuários relacionados aos medicamentos de forma integrada, contínua, segura e efetiva, visando à obtenção de resultados terapêuticos concretos. Objetivos principais da farmácia clínica são: maximizar o efeito clínico de medicamentos, isto é, utilizar o tratamento mais eficaz para cada tipo de paciente; minimizar o risco de efeitos adversos induzidos por um tratamento; reduzir o tempo do processo de terapia; monitorizar a conformidade do tratamento com o paciente; incentivar a adesão ao processo; garantir o uso correto do medicamento e promover a qualidade de vida do paciente.