Fazendinha do Calor Humano distribui uma tonelada de banana para rede municipal

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Wédila Jácome | Publicado em 13 de outubro de 2022 às 11:28

Projeto da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder) visa reforçar a alimentação dos alunos

Um pouco mais de uma tonelada de banana está sendo distribuída a Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei). Nesta quinta-feira, 13, foi a vez do Cmei Irmã Maria Custódia, no Jardim Aureny II, receber o reforço na merenda escolar. As frutas foram cultivadas na Fazendinha do Calor Humano, um projeto da Secretaria de Desenvolvimento Rural que faz o plantio de frutas e verduras para serem distribuídas na rede municipal de ensino de Palmas. Na última semana os alunos do Cmei Fontes do Saber também receberam parte da colheita de banana.

A diretora do Cmei Irmã Custódia, Evercina Barbosa, conta que as frutas chegaram em boa hora e serão bem aproveitadas no cardápio nutricional dos alunos. “Nós temos 381 crianças matriculadas. Essas bananas serão utilizadas para fazer vitaminas, bolos, além de servir a própria fruta na alimentação deles”, ela conta ainda que as frutas já fazem parte do cardápio diário dos alunos, sendo servidas nos lanches e outras refeições.

Todo cultivo da Fazendinha do Calor Humano é feito em 15 mil metros quadrados, no local onde acontece a Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins). “Em menos de 60 dias teremos a colheita de 600 melancias e 400 abóboras”, é o que relata o técnico agrícola, Evaldo Pereira de Santana, que, além de ser responsável pelo programa, faz a distribuição das frutas e legumes nas escolas.

O técnico explica que no local onde estão sendo colhidos os mil quilos de banana são de um plantio de 164 pés das espécies prata e 'nanicão', uma mistura entre a banana nanica e a prata, e que tem maior adaptação e resistência ao solo da região. “Na próxima semana faremos a distribuição em mais escolas”, acrescentou o responsável pelo projeto.