Fazendinha do Calor Humano realiza degustação de produtos certificados pelo SIM

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Wédila Jácome / Secom | Publicado em 17 de maio de 2024 às 05:49

Atualmente, 28 empresas são certificadas com o Selo de Inspeção Municipal, permitindo a comercialização de produtos de origem animal no município

No terceiro dia da Agrotins, a maior feira de agronegócios da região Norte, a Fazendinha do Calor Humano foi palco de uma experiência gastronômica especial: uma degustação promovida por empresas locais que possuem o Selo de Inspeção Municipal (SIM). A Empório da Carne serviu hambúrgueres com carne, mussarela e bacon inspecionados; a Granja BS contribuiu com ovos frescos; e a Fatiados e Cia trouxe a delícia dos cheddars temperados.

A degustação na Fazendinha do Calor Humano não só destacou a qualidade dos produtos locais, mas também reforçou a importância do Selo de Inspeção Municipal, que assegura a procedência e segurança dos alimentos de origem animal consumidos. Os visitantes puderam conhecer mais sobre o processo de produção e a rigorosa inspeção que cada produto passa para receber a certificação.

Para a gerente de inspeção da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), Bruna Melo, a degustação de produtos certificados pelo SIM é uma oportunidade para fortalecer os laços entre produtores e consumidores. “No nosso estande, o visitante pode conhecer, degustar e comprar produtos certificados pelo SIM. Nossa equipe está disponível para tirar dúvidas, explicar o serviço e informar sobre os passos para adesão ao nosso programa. As empresas que já têm registro estão aqui para essa troca, destacando a importância de ter o selo de qualidade SIM.”

A Empório da Carne está cadastrada há dois anos no SIM e teve um crescimento acentuado após o registro. O proprietário, Júnior, destacou que os produtos estão dentro dos padrões exigidos pelo município, e assim, “a fiscalização acaba ajudando muito a empresa, até mesmo com os próprios funcionários. Faz a gente procurar inovar ainda mais nas tecnologias. Por exemplo, o nosso hambúrguer é feito com uma máquina italiana, que faz dois mil hambúrgueres por hora."

Jayany Ribeiro Mendes, da Fatiados e Cia, reforçou que o SIM ajudou sua empresa a ter maior visibilidade, garantindo uma melhor qualidade do produto. “O cliente tem segurança de saber que é um produto certificado e dentro das normas sanitárias.”

A Granja BS, há quatro anos em Palmas, viu a comercialização de ovos crescer após a certificação. “Com o certificado, pudemos expandir e vender para os mercados. Hoje vendemos para praticamente os principais mercados de Palmas”, afirma a empresária Carolina Schmit.

Celma Fernandes, conhecida como a rainha do torresmo, comercializa torresmo desde 2019, mas só no ano passado conseguiu o certificado SIM e já notou o crescimento nas vendas. “O produto tem garantia, as pessoas confiam mais porque tem o selo SIM. Antes, eu vendia de forma informal, agora já comercializo para supermercados e distribuidoras, melhorou bastante”, acrescentou.

A recém-aberta Empório Beef, já com o certificado SIM, e também expôs na Fazendinha. “Já temos um mês e meio de funcionamento e já temos o selo SIM”, destacou a gerente de vendas Thaynara.

Com 28 empresas certificadas com o Selo de Inspeção Municipal, Palmas garante a qualidade e segurança dos produtos de origem animal comercializados no município, fortalecendo a confiança dos consumidores e promovendo o crescimento econômico local.