Fecit 2019 começa nesta quinta, 19, com extensa programação de palestras e oficinas

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 17 de setembro de 2019 às 16:35

Todas as oficinas e palestras oferecidas pelos expositores da feira são abertas a toda a comunidade palmense

A Feira de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia do Município de Palmas (Fecit), promovida pela Prefeitura de Palmas, terá sua sexta edição, entre os dias 19 e 21 de setembro, se destacando como a única feira de ciências do Brasil que abrange desde alunos da Educação Infantil até a Educação para Jovens e Adultos, de unidades educacionais das redes pública e privada de ensino. Além disso, todas as oficinas e palestras oferecidas pelos expositores da feira são abertas a toda a comunidade palmense, sem cobrança de ingressos ou inscrições.

Com 102 trabalhos a serem expostos no campus do Ceulp/Ulbra em Palmas, a Fecit 2019 é um evento realizado pela Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, acontece graças ao empenho da comunidade acadêmica municipal em prol da melhoria da visão dos cidadãos acerca da pesquisa científica e sua importância. “Há um grande potencial para criação e inovação em pessoas que muitas vezes não sabem o valor de sua ideia. Não é interessante que o estudante ouça falar de pesquisa somente na Universidade, este tema tem que ser comum nas escolas fundamentais”, considera a educadora Monique Wermuth Figueras, idealizadora da Fecit.

A organização da feira é responsabilidade do Comitê Científico desde sua primeira edição. Formado por instituições de ensino, pesquisa e fomento, o comitê vem crescendo a cada edição da feira desde sua inserção no calendário escolar. Atualmente, a Fecit já se consolidou como um espaço não formal de estudo e um recurso metodológico diferenciado e ativo, capaz de promover o processo de ensino e aprendizagem de forma crítica, autônoma e prazerosa.

A Fecit faz parte da 15ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). Uma ação coordenada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) desenvolvida no Tocantins pelo governo do Estado por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Tocantins (Fapt).

O primeiro projeto

A proposta de realizar uma feira de ciências em Palmas partiu da professora Monique após seu filho, então no Ensino Médio, inscrever um projeto na Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), que foi selecionado entre os 200 melhores do Brasil para fazer parte da delegação brasileira na Intel ISEF 2005, realizada em Phoenix, Arizona (EUA).

Este fato despertou a professora Monique para as muitas possibilidades do mundo da Ciência. Após muito estudo e especializações, em 2013 ela apresentou o projeto de sua autoria “Educação Científica no Ensino Fundamental da Rede Municipal de Palmas”, que recebeu o total endosso da Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal de Educação, para ser realizado, além da parceria da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem).

A partir da publicação do Diário Oficial nº 978 de 31 de março de 2014, a realização da Fecit é prevista em Lei Municipal, e deve abranger todas as unidades de ensino da rede municipal e demais instituições convidadas.

Instituições parceiras da Fecit 2019

Acipa, Anjo Azul, Apae, Bagatini English Course, Universidade Católica, Centro de Educação Inclusiva, Ceulp/Ulbra, Código Kid, Colégio Madre Clélia Merloni, Colégio Nabla, Fundação de Amparo a Pesquisa do Tocantins (Fapt), Fecomércio, Fieto, IFTO, Impacttus, ITPAC, Itop, Laboro, Novitrine, Renapsi, Plataforma Cienciarte, Sebrae, Sedem, Seduc, Sescoop, Senac, Senai, Sesi, UFT, UMA, Unitins, Fecit.

Confira a programação geral do evento aqui