Feira de Ciência, Inovação e Tecnologia é lançada na Capital

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Iara Cruz | Publicado em 29 de setembro de 2014 às 11:42

Foi lançada na manhã desta segunda-feira, 29, durante café da manhã, realizado no gabinete do prefeito, na Diretoria de Meio Ambiente, a Feira de Ciência, Inovação e Tecnologia de Palmas (Fecit- 2014). O lançamento contou com a presença do prefeito Carlos Amastha, secretários municipais, gestores escolares, empresários locais, entre outros parceiros do projeto. A ação é uma realização da Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem). A Fecit 2014 será realizada em Palmas, no período de 07 a 10 de outubro.

Segundo a idealizadora e coordenadora do projeto, Monique Wermuth, a feira foi concebida a partir de uma formação realizada para professores. “A ideia foi crescendo e vimos a possibilidade de um novo caminhar para educação e uma motivação a mais para os educadores”, disse. Após apresentar o histórico do projeto, Monique falou das categorias da Fecit, da qualidade dos trabalhos inscritos e acrescentou que a feira já entrou para o circuito nacional de eventos voltados à pesquisa em ciência e inovação tecnológica. Ela também lembrou aos gestores escolares que as inscrições continuam abertas até a próxima sexta-feira, 03, e que até o momento 70 trabalhos já foram inscritos.

Para o prefeito Carlos Amastha, a semana não poderia começar de melhor maneira. “É muito satisfatório começar os trabalhos da semana lançando um projeto importante como este. Nós temos a obrigação de apoiar essas iniciativas, pois nossos grandes objetivos são educação de qualidade e geração de oportunidades”, reforçou Amastha. Ele também ressaltou e agradeceu aos parceiros do projeto, como empresários, universidades, Sebrae, entre outros. “É muito gratificante ver um trabalho realizado em conjunto em prol do bem comum, do interesse da população palmense”, disse.

A Feira

A Fecit 2014 é uma realização da Prefeitura de Palmas, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed) e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem) e parceiros. O evento constitui um movimento de estímulo ao jovem cientista e docentes, incentivando a criatividade e a inovação em estudantes da educação básica, regular ou técnica e superior, por meio do desenvolvimento de projetos com fundamento científico, nas diferentes áreas das ciências.

As unidades educacionais interessadas em participar da Feira de Ciências, Inovação e Tecnologia de Palmas (Fecit 2014) podem inscrever seus projetos até o dia 03 de outubro. As informações sobre como proceder para participar da Fecit podem ser conferidas no link http://www.palmas.to.gov.br/media/doc/22_9_2014_15_31_49.pdf. A seleção é aberta para as instituições de educação básica (ensino fundamental e médio) das escolas estaduais, municipais e particulares, bem como, as instituições de ensino superior públicas e privadas do Tocantins.