Feira do Aureny I volta com força máxima e é aprovada pelos feirantes que comemoram melhoria do local de trabalho e atendimento aos palmenses

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural

Autor: Fernanda Mendonça | Publicado em 15 de fevereiro de 2019 às 16:41

Prefeita Cinthia Ribeiro realizou a entregou na manhã desta sexta, 15, obra de reforma e reconheceu o trabalho dos feirantes quanto ao fomento da economia local

As feiras livres fazem parte da identidade cultural de Palmas e da rotina semanal de milhares de moradores. E para reafirmar o compromisso da gestão municipal com a valorização do homem do campo e fomento da economia local, a prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, realizou na manhã desta sexta-feira, 15, a entrega da obra de reforma da Feira Coberta do Jardim Aureny I, que semanalmente recebe cerca de 20 mil pessoas em busca por produtos de qualidade, em sua maioria proveniente da agricultura familiar.

A cerimônia foi acompanhada pelo gerente Regional da Caixa Econômica, Vandeir Ferreira, por vereadores, deputados, secretários municipais, representantes de produtores, feirantes e comunidade em geral, que foram conferir de perto cada detalhe da obra viabilizada a partir de recursos oriundos de emenda parlamentar da senadora Kátia Abreu e viabilizados através da Caixa Econômica Federal e convênio com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

“Essa é nossa forma de homenagear os feirantes e mostrarmos nosso respeito e admiração por este importante trabalho. Conheço de perto as feiras da nossa amada Capital e sei que é delas que muitas famílias conseguem tirar o seu sustento a partir da venda da produção de alimentos, artesanato e tantas outras atividades características desses locais”, exaltou a gestora ao lembrar com carinho de feirantes tradicionais.

Cinthia fez questão de detalhar o trabalho feito por todas as secretarias envolvidas para que a obra fosse viabilizada, como a própria Seder, a Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos, dentre outras, e realçou que as alterações no local foram pensadas a partir da necessidade de fornecer melhores condições de trabalho e atendimento aos frequentadores da feira.  “Não pensamos apenas no estrutural, mas humanizamos essa obra e contamos com a ajuda e empenho da população para que zelem por este importante espaço que é de todos nós”, finalizou.

O secretário da Seder, Roberto Sahium, também citou o potencial econômico da Feira do Aureny I e a força da agricultura familiar em Palmas, responsável pelo abastecimento das feiras da cidade, além de supermercados e outros estabelecimentos. “Nosso maior ganho é oferecer suporte e viabilizar o trabalho das famílias do campo, além de garantir produtos de qualidade para a população”, frizou.

Reconhecimento

Também durante o evento duas feirantes receberam o documento de licenciamento  para atuarem no espaço de acordo com as normas de segurança e higiene exigidas pelos órgões de fiscalização, sendo elas, Maria das Dores Brito de Oliveira Cezar e Maria Solange Ribeiro Lopes.

“Sou feirante há 27 anos e sempre lutei para a melhoria das condições de trabalho de todos. Hoje é uma realização. O caminho não foi fácil, mas o resultado está dentro do esperado e espero que nossos clientes também celebrem essa vitória ao nosso lado”, anunciou Maria das Dores, que comercializa comidas típicas.

Quem também não perdeu tempo e foi conferir o espaço novo para comercialização de pescado foi Maria Solange, ao lado do filho Lucas Renan Ferreira Lopes. “Nossa atividade era uma das mais improvisadas na feira, pois não tínhamos um local apropriado. Agora ganhamos um boxe todo revestido em cerâmica, com energia e o mais importante: uma pia com água corrente para a melhoria das condições de trabalho”, declarou a feirante.

Economia forte

Segundo o gestor da Secretaria de Desenvolvimento Rural (Seder), a Feira do Aureny I  conta atualmente com ocupação de 800 pessoas que atuam de forma direta, com trabalho no local e serviço para 300 pessoas de modo indireto (fornecedores, agricultores e horticultores). O movimento financeiro mensal no local gira em torno de R$ 450 mil.

Serviços executados

A Feira do Aureny I recebeu reforma de toda a estrutura, telhado e sanitários. Foram construídos 12 boxes para comidas tradicionais, salgados e sucos, e de 12 boxes para comercialização de pescados. Os espaços atendem as normas e exigências da Vigilância Sanitária, com revestimentos e cerâmicas brancas, bancada da pia de inox em granito e bancadas idem, com instalações elétricas, rede de água potável e instalações hidrossanitarias novas, inclusive troca de todas os vasos sanitários e torneiras de inox.

Também foi realizada a troca do piso, agora antiderrapante e tátil. Também foram instalados corrimãos em rampas e escadas de acesso a feira.

A exemplo da Feira da Arno 33, a do Aureny I também ganhou telas no telhado para evitar a entrada de pombos. Também foi realizada a troca do alambrado em todo o perímetro da feira e a instalação de novos portões.

As equipes também se mobilizaram para reformarem toda a rede hidropluvial da feira, pintura geral, pintura de sinalização das bancas e colocação de placas de comunicação visual.

E quem quiser conferir todas essa mudanças e ainda saborear as guloseimas comercializar por lá, o atendimento começa no sábado logo cedo a partir das 7 horas com a presença de alguns feirantes que estarão em sua totalidade durante a noite e também nas manhãs de domingo até as 13 horas.

Edição e postagem: Lorena Karlla