Feirantes esperam vender mais de 300 toneladas de pescado e faturar R$ 3 milhões durante Semana Santa

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego

Autor: Deni Rocha | Publicado em 22 de março de 2019 às 16:54

A expectativa é baseada nos números de vendas registrados em 2018

Os 28 peixeiros cadastrados nas sete feiras de Palmas esperam comercializar 300 toneladas de peixes no período da Páscoa deste ano. Com preço médio de R$ 10 a R$ 12 por quilo, as vendas devem alcançar mais de R$ 3 milhões, uma vez que são vendidos cerca de 5 quilos de pescado por família. Os peixes campeões de venda na época são a caranha e o tucunaré, mas, os clientes buscam também por mapará, corvina, pirosca, surubim e piau fresquinhos direto para os consumidores.

O diretor de Comercialização e Abastecimento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), Ruydelmar Fontoura, esclarece que existe uma expectativa de manter ou mesmo superar o montante de 2018, porque as principais feiras da Capital passaram por reformas e hoje oferecem uma melhor estrutura, tanto para produtores como consumidores.

“Recentemente as feiras do Aureny I e Arno 33 foram reformadas e a da 304 Sul (Espaço Popular Mario Bezerra Cavalcante) ganhou sala específica para venda de peixes, e os feirantes estão recebendo cursos de capacitação para respeitarem todas as normas da Vigilância Sanitária de armazenamento e refrigeração”, disse, lembrando que na Semana Santa, todas as feiras de Palmas estarão abertas de terça a domingo.

De acordo com a Sedem, os cursos de capacitação referentes às normas sanitárias seguem até o período da Páscoa e os comerciantes terão instruções para o uso correto de utensílios, uniformes e toucas, higiene e armazenamento do pescado, bem como o descarte correto dos resíduos sólidos, como vísceras, escamas, guelras e barbatanas, além da correta disposição dos peixes com uma camada de gelo e outra de peixe, devendo a última ser de gelo.

Fontoura destaca ainda que foi firmada parceria com o Banco Santander, que oferece um crédito para compra de equipamentos estruturais de cada segmento dos feirantes, com juros diferenciados, e assim atender às normas sanitárias e aumentar geração de emprego e renda.

A feirante Solange Lopes está na feira da 304 Sul há mais de 20 anos, gerando seis empregos diretos, ressaltou que a perspectiva é de boas vendas neste ano, com chances de superar, consideravelmente, os anos anteriores. Os motivos dessa boa expectativa, de acordo com ela, é que a data do feriado que está no meio do mês, de 15 a 21 de abril, o que facilita o aumento das vendas; e o mais importante, a estrutura montada, em especial, na feira da 304 Sul, que possui sala específica, climatizada, para a comercialização dos peixes.

“Eu estou muito feliz com as novas instalações, foram muitos anos de longa espera, debaixo de sol e chuva, e nessa gestão contamos com o apoio, de fato, da Prefeitura de Palmas e teremos melhores condições de trabalho e de oferecermos melhores serviços e produtos”, disse.

Edição e postagem: Lorena Karlla