Feirinha de Taquaruçu é ampliada e entregue à comunidade durante Taquaruçu - Capital por um Dia

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego

Autor: Eliene Campelo | Publicado em 02 de junho de 2019 às 13:57

Prefeita visitou o espaço e desejou sucesso aos feirantes

E para fechar com chave de ouro a programação Taquaruçu - Capital por um Dia, nesse dia 1º de junho, Cinthia Ribeiro entregou novas barracas para a Feirinha de Taquaruçu trazendo doze novos integrantes para comercializar delícias da terra, artesanato e hortifruti direto da roça para os visitantes. A feirinha funciona de sexta a domingo, das 17 às 00h, na Praça Joaquim Maracaípe e é um ponto de encontro para moradores e visitantes do Distrito.

As doze novas famílias foram integradas aos comerciantes que já atuavam na praça e formam a feirinha que, a partir destas mudanças, passa a contar com a parceria da Associação de Produtores Rurais do Valem do Mutum (Avatum).

A Prefeita falou da importância desse espaço para a comercialização e valorização de seus produtos, além de ser mais um atrativo para o turista que visita o distrito. "Tenho certeza que foi um investimento certeiro da gestão em colaborar na ampliação deste negócio local que além de impulsionar a economia, pois trata-se de um atrativo não só para os moradores mas para turistas também, reforça a cultura de Taquaruçu”, disse a gestora.

Na Feirinha de Taquaruçu, o visitante vai encontrar muitas opções de comidas típicas artesanais como a paçoca de carne de sol, o bolo de puba, bolo de arroz, bolo cacete, caldos, chambari, pastel, doces caseiros, molhos de pimenta, farinhas, sucos e muitos artesanatos feitos com matéria prima local como a palha de babaçu, taboca, bucha vegetal e sementes do cerrado.

O produtor Mário Benício dos Santos está presente na feirinha com a barraca Kitanda do Benício. No seu espaço ele vende bolos tradicionais da cidade como o bolo de puba, bolo cacete e muitos outros. Mário ainda vende tortas, paçoca e outras delícias. “Eu amo o que faço e já trabalho com essas comidas há mais de 18 anos. Além de aumentar a renda da minha família eu estou sempre em contato com meus clientes e isso é muito bom”, disse.

Já Erotides Costa de 62 anos é produtor rural e morador da região do Vale do Mutum. Ele já vendeu muitos produtos na Feira do Aureny I e agora vai trabalhar na Feirinha de Taquaruçu. “Eu criei meus filhos vendendo farinha e verduras na feira. Aqui eu venho vender e me sinto vivo, feliz em atender aos clientes, conversar, mostrar nossa produção. Esse molho de pimenta fui eu que fiz, tenho mais de cem pés de pimentas na chácara, coisa mais linda”, conta feliz Erotides, um dos novos integrantes da feira.

“O diferencial dessa feira não é apenas o produto artesanal, é o engajamento da comunidade, eles estão bem organizados, felizes em fazer parte da feira e em mostrar seus produtos para os turistas e moradores”, explica a secretária Municipal de Desenvolvimento Econômico e Emprego (Sedem), Adriana De Almeida Silva Lima.

Ainda de acordo com a secretária as novas barracas foram adquiridas pela Prefeitura mas, ficarão sob cuidados dos próprios feirantes. “A organização do espaço, limpeza, assiduidade, serão eles que cuidarão e eles estão muito comprometidos em fazer a feira dar certo”, conta Adriana.