'Fendas Interpostas': primeira Exposição de Lara Faez será aberta nesta sexta-feira, 02

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Samara Martins/Edição: Lorena Karlla | Publicado em 30 de agosto de 2022 às 05:49

Lara Faez foi a vencedora do V Salão Palmense de Novos Artistas, promovido pela Fundação Cultural de Palmas

'Abstrata, fluída, vibrante...' Pela primeira vez as criações da artista visual Lara Faez estarão reunidas para visitação do público. ‘Fendas Interpostas’, exposição que será lançada na sexta-feira, 02, às 19 horas, na Galeria Municipal de Artes, no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, apresentará a obra da artista que foi a vencedora do V Salão Palmense de Novos Artistas, concurso promovido pela Fundação Cultural de Palmas. A curadoria e crítica é de Elsa Elvas. 

Na exposição os visitantes poderão conhecer 70 obras que dialogam entre si e que refletem o trabalho inicial da artista. “A obra de Lara Faez se compõe pela alegria de suas pinceladas enérgicas e coloridas. Representa curvas, formas e nuances que possuem, poeticamente, caminhos sobrepostos, todos eles contidos no processo construtivo de sua pintura, na qual, durante sua elaboração, os tons presentes levam a múltiplas sensações e vivências”, afirma a curadora da FCP, Elsa Elvas.  

“A minha exposição vai ser um reflexo daquilo que eu comecei a produzir como artista, das minhas explorações iniciais. Eu havia começado a preparar coisas novas, mas como a obra que foi a minha porta de entrada faz parte dessa coleção que eu vou expor, eu achei que seria mais justo dar a vida para essas obras. Elas representam para mim momentos de muita introspecção, nos quais eu aprendi e pude me conectar comigo mesma através das formas fluidas e das cores”, explica a artista. 

 

Lara Faez

Lara Faez é natural de Campinas –SP, formada em jornalismo e direito. Fascinada pela pintura, sempre utilizou o recurso do desenho para se comunicar. Ainda criança, teve o seu primeiro contato com o universo artístico. A literatura foi o portal de abertura para visitar outros mundos. Sentia-se atraída pela arte suas diversas modalidades. “As palavras não eram suficientes para me expressar. No fundo, precisava de algo a mais para incrementar as minhas falas como jornalista e advogada”.

A arte se manifestou de forma mágica em sua vida e os processos de elaboração causavam muita curiosidade. Com a especialização em 'História da Arte', se despertou para a necessidade de ver de perto o berço onde tudo começou indo à Europa visitar grandes mestres da pintura. Os afrescos de Florença e a arte renascentista foram focos estudados por Lara nesse período. “A arte pra mim é respiro, refrigério, é vida! Quanto mais pinto, mais me conheço e percebo com maior clareza minhas tomadas de consciência”.

 

Serviço

O quê: Exposição ‘Fendas interpostas’ de Lara Faez
Quando: Abertura – 02/09 às 19h
              Visitação – 05/09 a 30/09 das 8h às 19h
Onde: Galeria Municipal de Artes no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho
Equipe técnica:
Realização – Fundação Cultural de Palmas
Identidade visual – Ana Bernhard Nichele
Crítica e Curadoria – Elsa Elvas
Assistente de produção e montagem - Ito Meurer

Texto: Samara Martins/Redação FCP (com colaboração de Elsa Elvas)

Edição: Lorena Karlla/ Secom Palmas