Fesp dá início a III Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde

Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas

Autor: Redação Fesp/Palmas | Publicado em 28 de novembro de 2023 às 14:08

Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas comemora a primeira década de existência

Começou na noite de segunda-feira, 27, a III Mostra de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) realizada no Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra). A programação segue até quarta-feira, 29.

Centenas de pessoas compareceram para prestigiar a abertura do evento que contou com a participação da especialista em saúde mental pelo Programa de Residência Multiprofissional da Fesp e Celp/Ulbra, Pauliane Mirelly Gonçalves de Sousa, a presidente do Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia (IVM),  Ivonete Pereira Motta; o presidente do Conselho Municipal da Saúde (CMS), Antônio Saraiva; o presidente da Fesp, André Pugliesi e o secretário executivo da Saúde, Daniel Borini. 

O presidente da Fesp agradeceu a colaboração de todos que fazem parte da equipe da fundação. “Cheguei há três meses na Fesp, então eu só tenho a agradecer o esforço, engajamento e dedicação de todo mundo que permitiu chegarmos até aqui para comemorar a primeira década da fundação. Espero que juntos possamos por meio desse conhecimento produzido, qualificar todos os serviços e prestar para o cidadão palmense um serviço de excelência. Obrigado a todo time Fesp”. 

A palestra magna da abertura do evento contou com a presença da diretora do Departamento de Gestão da Educação na Saúde, da Secretaria de Gestão do Trabalho da Educação na Saúde do Ministério da Saúde (DEGES/SGTES/MS) Célia Regina Rodrigues Gil que trouxe o tema 'Ciência, tecnologia e inovação em saúde: desafios para o trabalho em educação na saúde' para o público. 

Nesta terça-feira, 28, a programação segue com as apresentações dos trabalhos selecionados para a modalidade 'apresentação pôster' e 'apresentação oral'. Além disso, a Mostra conta com atividades na 'Tenda Paulo Freire'.

Para mais informações sobre a Mostra acesse o site da Fesp.

 

Sobre o evento
A III Mostra comemora a primeira década de existência da fundação e tem como tema 'Fesp 10 anos: educação e transformação das práticas em saúde'. 

O evento é direcionado a profissionais da saúde, pesquisadores e servidores vinculados ao Programa Municipal de Bolsas de Ensino e Pesquisa para Educação para o Trabalho em Saúde, gestores da Fesp e da Secretaria Municipal da Saúde (Semus), membros do Conselho Municipal de Saúde (CMS), residentes, instituições de ensino e pesquisa parceiras e comunidade, para a promoção e discussão de pesquisas e produtos técnico-científicos aplicados ao Sistema Único de Saúde (SUS) e para a comunidade dos territórios de saúde.

 

Confira a programação desta quarta-feira - 29/11

08h30 às 11h - Mesas Temáticas

-Educação Popular como prática de promoção à Saúde: Estratégias para atuação dos Agentes de Saúde e de Endemias. Participação: Lucas Justino e Olga de Alencar;

- Promoção da equidade em Saúde. Participação: Bianca Pereira da Silva, Cristina Vasconcelos, Monica Bandeira e Neto Neves;

- Participação Popular e Controle Social no SUS: desafios e perspectivas. Participação: Gleys Ially Ramos dos Santos e Reverendo Magela;

- Saúde mental desafios na qualificação do cuidado com foco no território. Participação: César Gustavo Moraes Ramos, Laís Carvalho Quintanilha Mitt, Maisa Carvalho Moreira e Marcos Fabiano Monteiro da Costa;
- As experiências exitosas no contexto da Preceptoria e Gestão de Programas de Residência em Saúde de Palmas;

- Comunicação e Saúde: Equanimidade e Informação. Participação: Ivonete Motta, Júlio Prado, Maju Cotrim, Milena Botelho e Willian Alves;

- Ciência, tecnologia e inovação em saúde: experiências que transformam o ensino e a gestão do cuidado. Participação: Dr. Luiz Sinésio Silva Neto, Dr. Márcio Antônio de Sousa Figueiredo, Ma. Héllen Souza Luz e Marli da Silva Pimentel.


11:00 às 12:00
Apresentação de Banners - Grupo 3.


14:00 às 16:00
Palestra - Contribuições das Escolas de Saúde no cenário do SUS (TO)  com Dênia Rodrigues Chagas.

16:00 
Premiação - Plenária de premiação das melhores intervenções na Saúde de Palmas. 

18:00 - Encerramento