Fesp inicia capacitação de conselheiros de Saúde e lideranças de movimentos sociais

Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas

Autor: Redação Fesp | Publicado em 16 de setembro de 2020 às 09:38

Os encontros ocorrerão uma vez por semana, com duração de três horas, por meio da plataforma Google Meet

Teve início nesta última terça-feira, 15, a capacitação online de conselheiros de Saúde e lideranças de movimentos sociais, promovida pela Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp). A aula inaugural contou com a participação de representantes dos Conselhos estadual e municipal de Saúde e Social do Tocantins, da presidente da Fesp, Martha Ramos, além da equipe do projeto de capacitação de conselheiros de saúde e lideranças (tutores, estudantes-pesquisadores e coordenação) e dos 150 inscritos no curso.

Logo no início da programação, a coordenadora da capacitação, Alexsandra Cardoso Souza, deu as boas-vindas ao grupo, explicou a dinâmica das aulas, falou sobre os conteúdos que serão trabalhados e apresentou a equipe e convidados.  “Teremos quatro tutores especialistas que darão as aulas, além da participação de convidados para ajudar na discussão dos temas. A ideia é tornar os participantes sujeitos sociais capazes de deliberar e discutir as políticas, conhecendo a legislação e o financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS), e também a diretriz controle social”, conta a coordenadora, lembrando que os participantes receberão todo o material didático e serão certificados ao final.

A presidente da Fesp, Martha Ramos, aproveitou o momento para relembrar aos participantes o importante espaço garantido pela Constituição Federal na formulação de políticas públicas em defesa do direito à saúde. “Sintam-se atores sociais incluídos neste processo de tomada de decisões e participem de forma ativa influenciando o planejamento e a execução das políticas de saúde do nosso Estado”, destacou, agradecendo a presença de todos.

Para melhor aproveitamento das aulas, os participantes foram divididos em turmas de até 50 alunos, e as aulas irão acontecer de forma remota, por meio da plataforma Google Meet. Já os encontros ocorrerão uma vez por semana, com duração de três horas (das 09 às 12h).  A carga horária total do curso é de 40 horas/aula.