Fesp inicia curso de atualização sobre o manejo de pacientes com Covid-19

Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas

Autor: Redação Fesp | Publicado em 04 de maio de 2021 às 11:48

A capacitação começou na segunda, 03, e segue até o final do mês de maio

Iniciou nesta semana o treinamento de atualização do manejo de pacientes acometidos pela covid-19, oferecido pela Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp). O curso começou na tarde de segunda-feira, 03, e segue até o final do mês de maio, com o objetivo de capacitar três turmas compostas por médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e assistentes sociais que atuam na linha de frente, em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e unidades sentinelas da Capital.

A formação utiliza o método de simulação da prática, na qual os profissionais aprendem técnicas e procedimentos como se fossem em situações reais, com a utilização de bonecos, respiradores e demais instrumentos usados nos atendimentos dos pacientes.

A enfermeira Suyane Martins Botelho atua na unidade sentinela do setor Lago Sul e na UPA Norte. Ela conta que já havia participado de um treinamento sobre atendimento de covid-19 no início da pandemia e que compreende o quão importante é a atualização. “Ao longo do tempo, os sintomas mudaram e os protocolos de manejo foram sendo aprimorados e, por isso, os profissionais precisam se reciclar para o benefício dos pacientes e para dar mais eficiência aos tratamentos.”

O instrutor e fisioterapeuta da rede municipal de saúde, Elienay Barbosa, lembra que na capacitação anterior havia poucas informações sobre o cuidado dos pacientes e que foram utilizadas referências de outras doenças e também a experiência de países que tiveram ondas de covi-19 antes do Brasil. “Atualmente, depois de passar por duas ondas, já temos dados suficientes para capacitar os profissionais em diversas técnicas”, explica, citando como exemplo os ajustes de oxigenioterapia para evitar desperdícios e a quantidade certa para cada caso específico.

Durante a capacitação, os alunos passam por três estações de aprendizagem. A primeira aborda a paramentação, desparamentação, além do uso correto de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). A segunda orienta sobre as técnicas de realização da traqueostomia, intubação e quanto ao uso das medicações utilizadas nesses procedimentos. Na terceira estação, os profissionais aprendem acerca de suportes ventilatórios, tanto a ventilação mecânica invasiva (entubação) como a não invasiva.