Fesp inicia curso de ‘Qualificação para Administrativos da Rede de Saúde de Palmas’

Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas

Autor: Redação / Fesp | Publicado em 29 de maio de 2023 às 13:47

Treinamento acontece na sede da Fundação e visa capacitar cem profissionais inscritos

Assistentes e técnicos administrativos que atuam em estabelecimentos de saúde da Capital iniciaram na tarde desta segunda-feira, 29, o curso de ‘Qualificação para Administrativos da Rede de Saúde de Palmas’. O treinamento acontece na sede da Fundação Escola de Saúde de Palmas (Fesp), das 14 às 18 horas e visa capacitar cem profissionais inscritos. Uma parceria entre a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) e a Fesp, responsável tanto pela organização do curso e certificação dos participantes, quanto pela realização dos encontros.

“Este curso é um sonho antigo, de levar o melhor acolhimento aos nossos usuários do SUS. No dia a dia, quem está na ponta lida com todo tipo de paciente e deve estar preparado para lidar com as diversas situações que podem ocorrer. Por isso, peço para que aproveitem o que preparamos, o que a Educação Permanente desenvolveu para trabalhar aqui com vocês e, a partir deste curso melhorar, não só o acolhimento, mas também o encaminhamento dentro da Rede e todos os processos que passam por vocês. Por melhor que a gente seja, sempre podemos melhorar, por isso a importância das capacitações. Aproveitem!”, disse o presidente Daniel Borini em sua fala de boas-vindas.

Para Maria Eunice Teixeira, assistente administrativo da Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim Aureny II, o curso veio em momento oportuno; “amo o que faço, trabalhar com atendimento ao público, mas como profissional era algo que eu estava sentindo falta, de uma capacitação voltada para minha função, estou muito animada com o curso. Devemos dar frutos onde Deus nos planta! Então, se o paciente vê que estamos nos esforçando para dar nosso melhor e resolver o problema, ele sai satisfeito e a tendência é não voltar. Só volta o paciente que não teve o problema solucionado, por isso sempre procuro dar o meu melhor”, destacou a participantes.

Sobre o curso

O curso é uma demanda da Rede Municipal de Saúde e tem como objetivo qualificar esses profissionais que atuam desde a acolhida dos usuários na recepção das unidades de saúde da Rede, com controle de rotinas administrativas, realização de atividades em recursos humanos e outros fluxos, quanto ao cuidado coletivo, no intuito de contribuir com uma assistência integral e resolutiva.

Introdução SUS; Gestão do trabalho no SUS; Cuidado em Saúde; Diversidade em Saúde; Comunicação e Informação Ética e Inteligência emocional; dentre outros temas serão abordados durante o curso que conta com oito módulos ministrados pelas tutoras do Programa de Educação Permanente, Atenção Primária e Vigilância em Saúde de Palmas (PEP-APVS). Esta primeira turma ficou sob a responsabilidade das tutoras, psicóloga Anita Teixeira e enfermeira Aurimar Gonçalves.