Fesp prepara Viver-SUS 2020 para recepcionar os novos residentes de saúde

Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas

Autor: Redação Fesp | Publicado em 03 de fevereiro de 2020 às 09:21

O Viver-SUS 2020 ocorrerá nos dias 05 e 06 de março, integrando a semana do VI Encontro do Plano Integrado em Residências em Saúde

Profissionais da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) e um grupo de residentes estão promovendo capacitações com colaboradores de várias áreas da rede de Saúde da Capital para recepcionar os novos residentes que vão integrar os programas de residências em saúde no período de 2020/2021.

Para que os novos residentes conheçam parte dos serviços oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) de Palmas, a Fesp em parceria com a Secretaria Municipal de Palmas (Semus) e o Centro Universitário Luterano de Palmas (Ceulp/Ulbra) realizará a segunda edição do Projeto Vivências e estágios na realidade do SUS, o Viver-SUS 2020, que ocorrerá nos dias 05 e 06 de março, integrando a semana do VI Encontro do Plano Integrado em Residências em Saúde para acolher os novos residentes.

Divididos em grupos, os residentes irão conhecer de perto várias unidades de saúde e os serviços que são ofertados ao usuário do SUS. Dentro da programação do Viver-SUS, eles passarão pelos Centros de Saúde da Comunidade (CSCs), Ambulatório Municipal de Atendimento à Saúde (Amas), Centro de Apoio Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD III), Crefisul, Unidades de Pronto Atendimento Norte e Sul (Upas), Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses (UVCZ), entre outras unidades importantes da rede. Em todos os locais, os colaboradores que são profissionais da saúde farão a recepção aos residentes e também a apresentação dos espaços e serviços.

Para o coordenador do Projeto Viver-SUS, Lucas Justino, a participação do colaborador é fundamental para que o residente se sinta acolhido no cenário de prática e também que o momento seja realmente bem aproveitado. “Estamos reunindo os grupos de profissionais que serão nossos colaboradores durante o projeto para que as atividades in loco sejam bem organizadas, que a apresentação do serviço e da rotina de trabalho seja executada de forma clara, buscando mostrar ao residente o seu papel e o do preceptor dentro do serviço. No momento das visitas queremos aproveitar para apresentar um pouco dos sistemas de informação e fluxo de referência e contra referência da rede de saúde, além da apresentação da estrutura física das unidades e das equipes”, pontuou o coordenador.

A previsão é que 120 residentes participem do Projeto Viver-SUS, sendo 83 dos Programas de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade, Saúde oletiva, Saúde Mental, Uniprofissional em Enfermagem Obstétrica, 25 da Residência em Medicina da Família e Comunidade, além de seis residentes do Programa Uniprofissional em Clínica Integrada do Adulto e seis de Medicina Veterinária.