Fesp recebe novos residentes no 10º Encontro do Plano Integrado de Residências em Saúde

Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas

Autor: Elionay Carvalho - estagiária sob supervisão da Diretoria de Jornalismo da Secom  / Edição Juliana Matos | Publicado em 01 de março de 2024 às 19:17

Evento de boas-vindas aos residentes aconteceu nesta sexta-feira, 1º, para acolhimento de profissionais

Cento e doze novos residentes ingressaram no Plano Integrado de Residência em Saúde (Pirs) e foram recebidos no 10º Encontro do Plano Integrado de Residências em Saúde pela equipe da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) e pelos residentes veteranos. O encontro ocorreu na manhã desta sexta-feira, 1º, nas dependências do Instituto 20 de Maio de Ensino, Ciência e Tecnologia do Município de Palmas (IVM).

"Estou muito feliz por estar aqui, estou em mais uma fase importante da minha vida e tenho muitas expectativas para essa especialização, principalmente, pelo que iremos vivenciar na prática. Não será apenas teoria. A especialização nos proporciona essa oportunidade que fará toda a diferença em nossa profissão", disse o psicólogo e residente de Saúde Coletiva, Murilo Alves de Moraes.

Durante o evento de boas-vindas, foram realizadas a palestra sobre Integração Ensino-Serviço-Comunidade, Processos Educacionais em Saúde e Potencialidades da Residência em Saúde, ministradas pela coordenadora-geral de Residências em Saúde do Ministério da Saúde (MS), Priscilla Azevedo Souza, e  a palestra A Perspectiva da Formação em Saúde para a Integralidade do Cuidado Individual e Coletivo, com a professora da Universidade Ulbra Palmas e servidora da Secretaria Municipal da Saúde, mestre Ruth Bernardes Lima.

A programação planejada pelas coordenadoras do Pirs seguirá nos dias 4, 5, 6, 7 e 8 de março. O 10º Encontro do Plano Integrado de Residências em Saúde é um espaço de acolhimento dos profissionais residentes. Foram planejadas várias atividades de integração e conhecimento da Rede de Atenção à Saúde e apresentação das primeiras informações para o percurso formativo e o direcionamento das atividades a partir de março de 2024. O encontro visa fortalecer a importância da residência em saúde e a qualidade da Saúde Pública no Município de Palmas.