Fesp reúne representantes do Colegiado Gestor SISE – SUS para apresentar indicadores de saúde da Capital

Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas

Autor: Redação Semus | Publicado em 26 de novembro de 2019 às 15:58

Para fortalecer as ações de integração ensino, serviço e comunidade na Capital ocorreu na manhã desta terça-feira, 26, reunião do Colegiado Gestor do Sistema Integrado Saúde-Escola do Sistema Único de Saúde (SISE-SUS), na sede do Instituto Vinte de Maio, para conhecer e discutir os principais indicadores de saúde de Palmas. Compõem o colegiado representantes da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), da Escola Tocantinense do SUS Dr. Gismar Mendes (ETSUS), da Rede de Saúde Pública de Palmas e do Estado, das Instituições de Ensino Técnico e Superior do Tocantins, de Conselhos de Categorias Profissionais da Saúde, como do Conselho Regional de Medicina, Odontologia, Serviço Social e Biologia, além dos movimentos sociais.

A reunião faz parte do processo de planejamento, discussão, acompanhamento e participação dos diversos órgãos e setores que compõem o Colegiado que ajudam propor e implementar novas parcerias e projetos integrados de ensino, pesquisa e extensão para as graduações em saúde e as pós-graduações na modalidade de residências em saúde em Palmas e no Estado.

De acordo com o psicólogo, pesquisador e secretário-executivo do Colegiado, Marcos Fabiano, a participação dos membros do Colegiado Gestor busca contribuir para construção de propostas de formação na saúde com um perfil profissional diferenciado para o SUS, de novos graduandos e residentes na área da saúde, além de instituir um processo dinâmico de planejamento estratégico, participativo entre diversos atores e instituições.

“Buscamos atualizar e acompanhar a programação pactuada e integrada de atenção em saúde, a partir do desenho dos processos regulados nos protocolos, considerando os fluxos e indicadores”, pontua acrescentando que o Colegiado tem também a função de estimular e criar estratégias de qualificação dos processos de educação permanente e do trabalho em saúde.

A presidente da Fesp, Jaciela Leopoldino, avalia que a atuação do Colegiado é fundamental para a atualização das demandas, propostas e acompanhamento da programação pactuada integrada de atenção à saúde. “É possível observar durante as reuniões do SISE-SUS a convergência dos pontos que são levantados para serem melhorados e/ou ampliados. Na reunião de hoje, todos tiveram acesso aos principais indicadores da saúde da Capital, do funcionamento dos serviços da atenção básica à média complexidade, ambulatoriais e hospitalares. Debatemos vários pontos bem pertinentes para a melhoria do trabalho, do ensino e serviço em saúde”, avalia.

Ao final do encontro, os representantes elencaram alguns pontos e encaminhamentos que podem ajudar na definição de fluxos e protocolos e também na definição de novas linhas de pesquisa e investigação prioritárias para as graduações e as residências em Saúde visando impacto nos indicadores de saúde locais.

Edição: Lorena Karlla