Fesp tem trabalhos apresentados na 4ª Mostra Tocantinense de Experiências Exitosas e Inovadoras no SUS

Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas

Autor: Fesp | Publicado em 05 de abril de 2024 às 13:57

Evento teve como objetivo destacar e compartilhar práticas bem-sucedidas e inovadoras na área da saúde, promovendo o intercâmbio de conhecimento e o aprimoramento das políticas públicas

Três trabalhos desenvolvidos por pesquisadoras da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) foram apresentados na tarde de quinta-feira, 4, no auditório do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde, em Palmas. O evento teve como objetivo destacar e compartilhar práticas bem-sucedidas e inovadoras na área da saúde, promovendo o intercâmbio de conhecimento e o aprimoramento das políticas públicas.

As apresentações orais foram avaliadas por uma banca avaliadora e os oito melhores trabalhos serão inscritos na 19ª Mostra Nacional "Brasil, Aqui Tem SUS", para representar o Tocantins em Porto Alegre (RS), no período de 30 de junho a 3 de julho de 2024.

O primeiro trabalho foi apresentado pela odontóloga e coordenadora do Programa de Educação Permanente Atenção Primária e Vigilância em Saúde (PEP-APVS) e da Divisão de Educação Permanente em Saúde da Fesp, Isnaya Almeida Brandão Lima. O objetivo foi descrever a interface entre os profissionais da gestão, ensino e serviço nos processos educacionais de qualificação da Atenção Primária à Saúde sobre o protocolo de pré-natal de Palmas. O público-alvo foram enfermeiros, médicos e odontólogos, totalizando 180 profissionais capacitados em protocolo de pré-natal.

A segunda apresentação abordou o tema "Potencialidade das Visitas Técnicas na Implantação do Programa de Incentivo à Atividade Física na APS" e foi explanado pela coordenadora técnica de Doenças e Agravos não Transmissíveis, Sanmya de Jesus Santana Figueredo Andrade. O objetivo do projeto foi sensibilizar as equipes de saúde quanto à importância da implantação do Programa Incentivo de Atividade Física (IAF) na Unidade de Saúde para a redução de morbidade por Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT), mediante a implementação de ações de atividade física para o alcance da meta proposta pelo Ministério da Saúde. O estudo destacou ainda que o tempo elevado em comportamento sedentário contribui para aumentar os riscos à saúde, e a inatividade física está relacionada ao aumento da incidência e prevalência de DCNTs.

Por fim, o relato de experiência intitulado "Projetos de Intervenção Aplicados ao SUS: Estratégia de Educação Permanente em Saúde", produzido pelas integrantes da equipe do Projeto Palmas para Todos da Fesp Karolyne Botelho Marques Silva e Daniele de Oliveira Alves Ponce Mafra, apresentou a experiência da coordenação do Projeto Palmas Para Todos em Educação Permanente em Saúde, por meio do desenvolvimento e implementação de Projetos de Intervenção aplicados ao SUS, nos campos territoriais em situação de vulnerabilidade, no âmbito de Palmas.

"O projeto desenvolve atividades assistenciais nos diferentes níveis de atenção da Rede de Atenção e Vigilância em Saúde no Município de Palmas, de acordo com as normas e políticas do SUS. Para isso, os pesquisadores precisam desenvolver durante o período de 12 meses e implementar projetos de intervenção a partir da reflexão crítica do contexto do trabalho em saúde e problemas identificados, visando sempre à melhoria do cuidado e da assistência prestada à população", explicou Karolyne durante sua apresentação.

Os trabalhos apresentados representam o compromisso da Fesp com a promoção da saúde e o desenvolvimento de práticas inovadoras e eficazes na área da saúde pública em Palmas.