Festival de Artes das Escolas de Palmas divulga vencedores da modalidade Banda e Fanfarra

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 08 de dezembro de 2022 às 20:14

Evento teve início na quarta-feira, 7, com apresentações musicais

A primeira noite do Festival de Artes das Escolas de Palmas (Faes), realizada nesta quarta-feira, 7, foi dedicada aos talentos da modalidade Banda e Fanfarra que conheceu seus vencedores. Mais de dez escolas da Capital participaram com números musicais, que mesclavam ritmos de percussão e uma diversidade de cadências, contagiando o público que foi prestigiar as apresentações na ETI Padre Josimo. 

Após as apresentações, o júri técnico, formado por musicistas da Capital, divulgou os destaques da noite. Na categoria Fanfarra - Escolas de Tempo Integral, a ETI Anísio Teixeira conquistou o 1° lugar. Já dentre as Escolas de Tempo Parcial, o destaque foi a Escola Mestre Pacífico Siqueira Campos. A ETI Margarida Lemos levou o 1° lugar na categoria Banda Marcial, e a Escola Francisca Brandão foi o destaque na categoria Bandas de Percussão. O resultado completo pode ser conferido logo abaixo. 

Há um ano como integrante da fanfarra da ETI Anísio Teixeira, a aluna do 9º ano, Lorena Evelyn, de 14 anos, falou da emoção em representar a escola em um festival importante como o Faes. “É uma alegria enorme, uma honra fazer parte deste grupo, mas também é uma responsabilidade muito grande, pois aqui temos excelentes competidores e ter conquistado essa vaga é um privilégio”, avalia a aluna. 

A secretária-executiva que responde por designação pela Secreataria de Educação de Palmas, Fernanda Rodrigues, falou da importância do festival para a valorização da arte e da cultura local e cumprimentou, em nome da prefeita Cinthia Ribeiro, toda a comunidade escolar presente. A gestora, que também é musicista, ainda revelou que é saxofonista, tendo começado suas apresentações aos 13 anos, na Banda da Guarda Metropolitana de Palmas. “É uma honra poder participar deste evento, que tenho certeza de que é referência para Palmas e região”, disse, desejando um bom evento a todos. 

 

Artes visuais

Paralelamente às apresentações culturais que acontecem na ETI Padre Josimo, uma mostra dos trabalhos inscritos na modalidade de artes visuais estará aberta à visitação pública, a partir das 14 horas desta quinta-feira, 8, na Galeria Nila, localizada no Espaço Cultural. A premiação dessa modalidade acontecerá às 10h30 de sexta-feira, 9, no auditório da ETI Padre Josimo. 


Resultados

Categoria: Fanfarra - Escolas de Tempo Integral 
1° lugar - ETI Anísio Teixeira
2º lugar - ETI Almirante Tamandaré
3º lugar – ETI Padre Josimo

Categoria: Fanfarra - Escolas de Tempo Parcial
1° lugar - Mestre Pacífico

Categoria: Banda Marcial - Escolas de Tempo Integral
1° lugar - ETI Margarida Lemos 
2º lugar - ETI Eurídice de Melo

Categoria: Banda de Percussão - Escolas de Tempo Parcial
1° lugar - Escola Francisca Brandão

Categoria: Banda de Percussão - Escolas de Tempo Integral 
1° lugar - CEM de Taquaralto
2º lugar – ETI Caroline Campelo
3º lugar – ETI Monsenhor Pedro P. Piagem