Festival de Artes das Escolas de Palmas encerra as atividades letivas de 2022

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 06 de dezembro de 2022 às 16:19

Durante quatro dias, estudantes das redes pública e particular da capital se revezarão em 211 apresentações culturais do Faes

Para encerrar com chave de ouro as atividades letivas de 2022, a Secretaria Municipal da Educação (Semed) promove a partir desta quarta-feira, 7, a edição 2022 do Festival de Artes das Escolas de Palmas (Faes), que esse ano enfatiza a temática ‘Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil’. O festival será realizado na Escola de Tempo Integral (ETI) Padre Josimo Tavares, localizada na Arno 30, e prossegue até sábado, 10.

Durante quatro dias, cerca de mil estudantes de 81 unidades educacionais das redes pública e particular da capital se revezarão em 211 apresentações culturais em modalidades artísticas de dança, música, banda ou fanfarra, teatro e poesia ou oratória e artes visuais, inscritas nas categorias infantil (centros de educação infantil e escolas), infantojuvenil, juvenil e adulto.

Todas as faixas etárias serão submetidas à comissão julgadora para efeitos de ordem de classificação e premiação, que acontecerá no decorrer das apresentações, quando todos de uma mesma categoria tiverem apresentado. Os três primeiros colocados de cada modalidade/categoria receberão troféus, medalhas e certificado. O professor/orientador receberá certificado.

O Faes começa na manhã desta quarta-feira, 7, com espetáculo de música nas categorias grupo musical, canto coral, instrumental e música de câmara. No período vespertino serão apresentadas as peças teatrais e o período noturno será marcado pela solenidade de abertura oficial do festival, com exibição de bandas e fanfarras.

Artes visuais
Paralelamente às apresentações culturais que acontecem na ETI Padre Josimo, uma mostra dos trabalhos inscritos na modalidade de artes visuais estará aberta à visitação pública, a partir das 8 horas desta quinta-feira, 8, na Galeria Nila, localizada no Espaço Cultural. A premiação dessa modalidade acontecerá às 10h30 de sexta-feira, 9, no auditório da ETI Padre Josimo.

O Festival
O Faes é um projeto integrado de festival cultural e encontro com a comunidade escolar. Busca envolver os participantes do processo educacional em um ambiente lúdico e interativo com o objetivo de valorizar a arte e a cultura regional, além do aperfeiçoamento do aprendizado e a melhoria da qualidade da educação.

Quarta-feira, 7 - matutino
Modalidade música das categorias: grupo musical, canto coral, instrumental e música de câmara

Quarta-feira, 7 - vespertino
Modalidade teatro das categorias: auto, comédia,  teatro de bonecos e teatro de sombras