Festival de Artes nas Escolas apresenta e premia dança e teatro

Secretaria Municipal da Educação

Autor: Redação Semed | Publicado em 10 de dezembro de 2022 às 14:10

Faes inova levando à Galeria Municipal de Artes obras de alunos artistas das redes municipal, estadual e particular de ensino

Escolas da Capital levaram ao palco do Festival de Artes nas Escolas (FAES), na tarde desta quinta-feira, 8, apresentações repletas de cor, brilho e criatividade. A programação reuniu modalidades de dança e teatro, concorrendo em diversas categorias, especificidades e faixas etárias. A maior parte da programação do Festival acontece nas instalações da ETI Padre Josimo, na 301 Norte. Paralelamente, o Faes abriu exposição artística no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho.

Seguindo a programação, a competição trouxe apresentações de dança com disputas na categoria Remontagem em Conjunto, nas faixas etárias Infantil I, Infantil II, Infantojuvenil, Duo Juvenil e Solo Juvenil. No teatro, a competição ocorreu nas categorias Monólogo, Tragédia e Musical Encenado.

Jurados avaliaram cada um dos elementos elencados previamente no edital do certame. Para as avaliações dessa etapa foram convidados a colaborar e compor o corpo de júri nomes como Paullo Aires e Márcio Telles Souza Malta, profissionais com vasta experiência acadêmica e técnica.

A aluna Ana Laura Bezerra compôs o conjunto da apresentação ‘Coração Brasileiro’ e falou das aulas oportunizadas na unidade em que estuda - Escola Paulo Freire, 305 Norte. Ela e sua equipe foram campeãs entre as escolas parciais, na modalidade Dança, categoria Remontagem, faixa etária Infantil I.

A professora de Educação Física Maria Lúcia Velez, conduziu os ensaios e falou do empenho e empolgação das alunas em concorrer no Faes. Segundo ela, a primeira premiação servirá de incentivo para outras montagens e participações.

Os resultados da etapa podem ser conferidos clicando aqui.

Exposição artística

Paralelamente às apresentações da tarde desta quinta-feira, 8, ocorreu a exposição artística formada por obras de estudantes palmenses inscritos no Faes. Nesta edição, o festival inova levando à Galeria Municipal de Artes obras de alunos artistas das redes municipal, estadual e particular de ensino. Os artistas têm entre 6 e 17 anos, expõem ao público obras de desenho, pintura, escultura, colagem e fotografia.  A mostra segue até janeiro de 2023, na galeria localizada no Núcleo Integrado de Leitura e Artes (Nila), no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, 302 Sul.

A secretária executiva da Secretaria Municipal da Educação (Semed), Fátima Sena, falou da emoção ao apreciar o evento. Ela elencou o protagonismo dos estudantes. “Na verdade é tudo sobre eles, que são os verdadeiros artistas, que brilham. Nós ficamos nos bastidores, nessa torcida maravilhosa, porque nós fazemos a educação acontecer, porque queremos comemorar logo mais e todos os dias um futuro brilhante para nossas crianças e jovens”, declarou.

Programação

As apresentações previstas para esta sexta-feira, 9, foram remarcadas para a segunda-feira, 12, devido a publicação do Decreto n° 2.291, de 6 de dezembro de 2022, que estabeleceu ponto facultativo nas repartições públicas. Manteve-se a programação do sábado, 10.