Festival de Cinema Estudantil 'Você na Tela' anuncia vencedores da IV Edição

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Samara Martins | Publicado em 17 de dezembro de 2021 às 10:52

Os filmes premiados serão exibidos de 17 a 19 de dezembro, às 16 horas, no Cine Cultura no Espaço Cultural José Gomes Sobrinho

E o ‘Zoiúdo’ vai para... Em uma noite de emoções, o Festival de Cinema Estudantil de Palmas – 'Você na Tela' apresentou os vencedores da IV edição em cerimônia especial transmitida pelo YouTube, nessa quinta-feira, 16. O evento, como já é tradição apresentado por Markinhos Rocha e Iva de Oliveira, homenageou as personalidades da cultura e educação. Ocorreram também apresentações musicais de clássicos do cinema com o Duo Preto e Branco e o cantor Pietro de Marque. O tema deste ano foi ‘A reinvenção: A Tela da Vida Real’.

Em 2021, mais uma vez o Festival aconteceu apenas no formato on-line, com a exibição dos 52 curtas concorrentes pelo canal do YouTube. Os filmes vencedores receberam o troféu ‘Zoiúdo’, símbolo do 'Você na Tela'.  São seis anos de Festival, que se reinventou para ter continuidade durante o período da pandemia por Covid-19, reafirmando a importância da promoção do audiovisual entre os estudantes.

“A maior alegria em realizar o 'Você na Tela' é ter certeza que estamos contribuindo na formação cinematográfica de crianças e jovens e, além de tudo, acompanhar o nascer de novos cineastas, ver a contribuição social do cinema e do audiovisual na geração de novos talentos”, afirma a coordenadora do festival, Elisângela Dantas.

“Esse ano, o 'Você na Tela' nos mostra que, mesmo com todos os problemas enfrentados pela pandemia, o cinema não parou, muito pelo contrário, se fortaleceu e se frutificou. Mostrando que a vida segue e que a pandemia abriu caminhos para a reinvenção por meio do audiovisual. Mais inclusão, mais pessoas tendo acesso, o cinema autoral ganhou espaço. Fato que conseguimos identificar nos festivais pelo mundo afora”, ressaltou o presidente da Fundação Cultural de Palmas, Giovanni Assis.

Musicais

A trilha sonora, responsável por grande parte da emoção da sétima arte, marcou presença na cerimônia com as apresentações do cantor Pietro de Marque e Johedson Oliveira com a execução de ‘Somewhere Over The Rainbow’, de ‘O Mágico de OZ’, e da canção do filme de animação ‘Toy Story’, ‘Amigo estou Aqui’, com o Duo Preto e Branco, entre outros clássicos do cinema mundial.

Homenagens

O festival este ano também buscou valorizar personalidades marcantes da cultura, comunicação e educação de Palmas com os prêmios ‘Troféu de jornalismo Tião Pinheiro’, que este ano foi concedido a jornalista Ana Paula Rehbein; ‘Troféu Você na Tela Cinema’, recebido pelo cineasta Roberto Giovannetti Paim; ‘Troféu você na Tela educação’, concedido ao professor Ademir Bandeira e ‘In Memorian’, em reconhecimento a atriz e educadora Marcélia Belém.

Confira os filmes Premiados

A premiação, teve como vencedor na categoria Júri da Crítica o filme ‘Dois Minutos Para a Morte: O Corte do Diretor’, de Thiago Morine, da Universidade Veiga de Almeida, SP.  

Já o Júri Popular elegeu os filmes ‘Vivendo e Aprendendo’ de Guilherme Rodrigues Reis da Escola Municipal Thiago Barbosa, na categoria ‘Jovem Cineasta’;  ‘Diamantes não são para sempre’, de Heitor Soares Corrêa, Giulia de Mello Scalco, Rafaela Turíbio das Chagas, do Colégio Nabla,  na categoria ‘Jovem Realizador’; 'Sanduíche', de Lucca Caroli, da Escola Superior de Propaganda e Marketing, na 'Mostra Universitária'; e 'Alice no País das Maravilhas', de Nicolas Ferreira de Castro, do Colégio Estadual Marechal Rondon (RS), na  Mostra Brasil na Tela.

Os filmes vencedores serão exibidos de 17 a 19 de dezembro, às 16h, no Cine Cultura, do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho.

Categoria Jovem Cineasta

Troféu de Melhor Roteiro na categoria Jovem Cineasta:

Vivendo e Aprendendo, Guilherme Rodrigues Reis, Jovem Cineasta, Escola Municipal Thiago Barbosa, TO.

Categoria Jovem Realizador

Troféu de Melhor Direção na categoria Jovem Realizador

Heitor Soares Corrêa, Giulia de Mello Scalco, Rafaela Turíbio das Chagas, por Diamantes não são para sempre, Jovem Realizador, Colégio Nabla Pré-Vestibulares e ENEM, TO.

Troféu de Melhor Atriz na categoria Jovem Realizador

Lynda Pietra, por Dose de Esperança, Ícaro Railan da Silva Souza, Jovem Realizador, Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto, TO.

Troféu de Melhor Ator na categoria Jovem Realizador

Ícaro Railan da Silva Souza, por Dose de Esperança, Ícaro Railan da Silva Souza, Jovem Realizador, Escola Estadual Frederico José Pedreira Neto, TO.

Melhor Filme Universitário

Troféu de Melhor Filme Universitário na categoria Mostra Universitária

Neguinho, Marçal Vianna, Mostra Universitária, Universidade Veiga de Almeida, RJ.

Mostra Brasil Na Tela

Troféu de Melhor Filme na categoria Mostra Brasil na Tela

Alice no País das Maravilhas, Nicolas Ferreira de Castro, Mostra Brasil na Tela, Colégio Estadual Marechal Rondon, RS.

Troféu de Melhor Fotografia na categoria Mostra Brasil na Tela:

De Gramado para o Mundo, Bianca Fioreze e Thaiz dos Santos, Mostra Brasil na Tela, Programa Municipal Escola de Cinema – Educavídeo, RS.                                                            

Troféu Júri da Crítica.

Dois Minutos Para a Morte: O Corte do Diretor, Thiago Morine, Mostra Universitária, Universidade Veiga de Almeida, SP.

Menção Honrosa

Festival do Minuto, Maria Emília Lubian, Mostra Brasil na Tela, Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, RS.

Troféu Júri Popular

Vivendo e Aprendendo: Guilherme Rodrigues Reis, Jovem Cineasta, Escola Municipal Thiago Barbosa, TO

Diamantes não são para sempre, Heitor Soares Corrêa, Giulia de Mello Scalco, Rafaela Turíbio das Chagas, Jovem Realizador, Colégio Nabla Pré-Vestibulares e ENEM, TO.

Sanduíche, Lucca Caroli, Mostra Universitária, Escola Superior de Propaganda e Marketing, SP.

Alice no País das Maravilhas, Nicolas Ferreira de Castro, Mostra Brasil na Tela, Colégio Estadual Marechal Rondon, RS.

Prêmio Especial das Produtoras

Distanciamento Social, Hivollo Augusto dos Santos S. Araújo, Jovem Realizador, E.T.I. Luiz Nunes de Oliveira, TO.