Festival Gastronômico gera grande procura por pousadas e casas para locação em Taquaruçu

Agência de Turismo

Autor: Redação Secom | Publicado em 06 de setembro de 2022 às 14:48

Cinco noites que transformam o bucólico distrito cercado por serra e cachoeiras

Começa nesta quarta-feira, 7, a 16ª edição do Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT) e a procura por hospedagem já demonstra que haverá uma grande movimentação no pequeno e bucólico distrito de Palmas. As pousadas e locações de casas e sítios já estão sem vagas, com filas de espera. Na Capital tocantinense, os hotéis também estão sendo procurados e a expectativa do setor é uma ocupação de 75% das vagas. O FGT deste ano volta de forma grandiosa após dois anos de pandemia, com mais de 40 pratos concorrentes e shows regionais e nacionais, além das apresentações dos chefs na Cozinha Show.

“O FGT é uma das grandes ações da Prefeitura de Palmas, um evento que celebra a riqueza da nossa comida regional, as belezas naturais da nossa Capital e dividimos Taquaruçu com os nossos turistas. Indo além do distrito, que tem sua economia muito aquecida, o Festival Gastronômico traz muitos visitantes para o nosso município e movimenta os diversos setores de Palmas, como hotéis, restaurantes, praias, shoppings, parques e transporte de passageiros”, explica o presidente da Agência de Turismo de Palmas, Tom Lyra.

Kênia Borges, proprietária da pousada Casa das Flores, disse que logo após a Prefeitura de Palmas lançar a programação inicial do FGT a procura por hospedagem foi intensa. “A resposta foi muito rápida, já estamos lotados há dias e com uma fila de espera de 20 casais. Acho que o festival deste será grandioso e com um grande público.” Talita Marchesi, proprietária da Base Taquaruçu, contou que muitas pessoas têm procurado para locar a cabana do seu sítio em razão do FGT. “Como é uma cabana no meu sítio, onde moro, faço uma seleção cuidadosa antes de fechar a locação, pois estamos no pé da serra e priorizamos a preservação da natureza. E muitas pessoas têm entrado em contato”, explica.

Muitos moradores de Taquaruçu aproveitam a grande demanda por hospedagem e alugam suas casas no período do FGT. O jornalista Gilson Cavalcante, morador antigo do distrito, resolveu colocar sua residência para locação este ano. “É a primeira vez que estou fazendo e minha casa fica bem próximo do local onde ocorre o FGT. A  procura está grande por locação de casas e já consegui fechar negócio. O Festival movimenta muito a economia de Taquaruçu e é importante para os moradores.”

O 16º FGT segue até domingo, 11, em Taquaruçu, com 41 pratos concorrentes, divididos em cinco categorias, mais a Rota Gastronômica. No circuito no FGT concorrem às categorias ‘Comidinhas Salgadas’; ‘Pratos Salgados’, ‘Pratos Doces’, ‘Vegetariana’ e ‘Food Truck’. As seis categorias concorrem a uma premiação de R$ 72 mil, sendo R$ 7 mil para os primeiros lugares, R$ 3 mil para os segundos lugares e R$ 2 mil para os terceiros.

Texto: Redação/Secom
Edição: Secom Palmas