Festival gastronômico se despede do público com premiação e gostinho de quero mais

Agência de Turismo

Autor: Redação Secom | Publicado em 12 de setembro de 2022 às 11:08

Mais de 100 mil pessoas passaram pelo circuito nas cinco noites de festividade em Taquaruçu

Com muito sabores do Cerrado e música boa, a 16ª edição do Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT)  se despediu do público na noite deste domingo, 11. O circuito instalado, na Praça Vereador Tarcisio Machado da Fonseca, no Distrito de Taquaruçu, encerrou com a premiação dos melhores pratos divididos em seis categorias, que representaram a culinária tocantinense, rica em sabores e sentimentos. Durante as cinco noites, um público de mais de 100 mil pessoas subiu a serra para prestigiar o cardápio variado, as oficinas da cozinha show e as apresentações culturais dos artistas regionais e nacionais. O FGT é uma realização da Prefeitura de Palmas, por meio da Agência de Turismo de Palmas (Agtur).

A prefeita Cinthia Ribeiro destacou que a meta para o ano que vem é superar a edição de sucesso de 2022. “Esta edição fez história em todos os sentidos, com público recorde, comidinhas maravilhosas, shows regionais e nacionais, e toda população que merecia esse aconchego e carinho. E esse ambiente de comida afetiva que despertou vários sentidos, com o toque de elegância e charme que só Taquaruçu tem”,  ressaltou.

Na edição deste ano 41 pratos concorreram, disputando as seguintes categorias: Pratos Salgados, Pratos Doces, Comidinha Salgada, Food Truck, Rota Gastronômica e Prato Vegetariano; uma das novidades deste ano. Outra inovação desta edição foi o aumento dos valores das premiações, sendo distribuído por cada categoria os valores de R$ 7 mil para os primeiros lugares, R$ 3 mil para os segundos lugares e R$ 2 mil para os ganhadores em terceiro lugar.

De acordo com o presidente da Agtur, Tom Lyra, "a temática deste ano ‘Comida afetiva’ consolida todo um trabalho feito nas edições anteriores para chegar a 16° edição, com profissionalismo e a valorização da boa comida. Chegamos a última noite com a sensação de dever cumprido, e inserindo a gastronomia tocantinense no cenário nacional e internacional", destacou.

O primeiro lugar na categoria vegetariana, estreante na edição deste ano, ficou para o chef Alisson Eugênio de França, responsável pela elaboração da “Pizza de Abobrinha’’. Ele contou que fez o prato baseado na sua esposa que é vegetariana. E inicialmente, produziu um queijo vegano para agradar a amada, e, em seguida, nasceu a inspiração para confeccionar a pizza.

De acordo com a Agtur, a comissão julgadora que analisou as propostas culinárias é composta por grandes nomes e profissionais da gastronomia brasileira, que analisaram a forma de apresentação dos pratos, criatividade, sabores, textura, originalidade e o uso de ingredientes característicos da comida tocantinense, dentre outras.

Veja abaixo a lista com o pratos vencedores

PRATO DOCE
1º - Pudim de Mangaba 03 Sabores - chef Ilzani Sousa;
2º - Brownieru - chef Laís Benício;
3º - Mimo do Cerrado - chef Fernanda Lopes.

ROTA GASTRONÔMICA
1º - Gravlax de Tucunaré - chef Kênia Borges/Casa das Flores;
2º - Trufa de Chambari - chef Victor Augusto/Vila dos Sabores;
3º - Baião da Mamãe - chef Marilon de Azevedo/Quintal do Chef.

COMIDINHA SALGADA
1º - Pastel Caryocar da Serra - chef Leydiane Castro;
2º - Marmitinha Sertaneja - chef Samyra Costa;
3º - Oxe My Dog - chef Ilana Borges.

FOOD TRUCK
1º - Pizza Sabor da Terra - chef Maria do Bonfim;
2º - Bem Aí Hambúrguer - chef Thaynara Alves;
3º - Crepe Ouro do Cerrado - chef Suzana Lima.

PRATO SALGADO
1º - Risoto Cremoso da Serra - chef Josué Amorim;
2º - Porko Loko - chef Débora Almeida;
3º - Chambasanha - chef Marina Mendes.

VEGETARIANA
1º - Pizza de Abobrinha - chef Elison de França;
2º - Encanto do Cerrado - chef Heverton Marinho;
3º - Coxinha Ouro Velho - chef Maria do Socorro.

Confira as fotos da premiação do 16º FGT