16ª Festival Gastronômico de Taquaruçu movimenta mais de R$ 5 milhões

Agência de Turismo

Autor: Taygo Mello | Publicado em 13 de setembro de 2022 às 15:13

Faturamento corresponde às vendas do circuito, comércio local, rede hoteleira, ambulantes, entre outros

A 16ª edição do Festival Gastronômico superou as expectativas, em Palmas. Com público recorde, foram cinco noites de uma programação repleta de variedades para todos os públicos, que reuniu o melhor da culinária tocantinense com as apresentações musicais de artistas regionais e nacionais.  Conforme a Agência de Turismo Municipal (Agtur), o evento que fortaleceu o empreendedorismo gastronômico palmense movimentou mais de R$ 5 milhões no Distrito de Taquaruçu, sendo R$ 1,4 milhão na área de alimentação instalada na Praça Vereador Tarcisio Machado. O restante do faturamento, correspondente a R$ 3.600 milhões, é referente ao comércio local, rede hoteleira, entre outros. Desse montante, os ambulantes faturaram cerca de R$ 200 mil na Vila Gastronômica.

O presidente da Agência de Turismo de Palmas (Agtur), Tom Lyra destacou que além do impacto positivo para a economia local, o FGT inclui Palmas no calendário nacional de eventos turísticos gastronômicos. “O FGT trouxe algumas novidades na edição deste ano, como o espaço kids, uma área para as crianças se divertirem com segurança e tranquilidade, ou seja, feito para as famílias. Depois de dois anos sem grandes festas, a gestão do município presenteou o público com mais um grande evento, com conforto, qualidade e segurança.”

Exemplo foi o aumento no fluxo de turistas durante todo o período de realização do festival, que fez com que o setor obtivesse um aumento considerável como garante a proprietária da Pousada Sambaíba, Nilmara Cristina Silva Hagestedt. “Minha pousada é recém inaugurada, e conforme a Prefeitura foi soltando a relação de shows, de imediato foram lotando os quartos. Durante o período do festival, se eu tivesse o triplo de acomodações eu teria locado todos”, comemorou.

Programação

A programação realizada entre os dias 7 e 11 de setembro contou com grandes nomes da música brasileira como Nando Reis, Banda Melin, Vanessa da Mata, Fábio Júnior , Zezo, e muitos outros artistas regionais, além da Rota Gastronômica, Cozinha show que teve a participação de grandes nomes da culinária regional e nacional, e ainda o espaço kids.

Festival Gastronômico de Taquaruçu ocorreu de forma tranquila e segura

Visa realiza mais de 150 vistorias em estabelecimentos durante o Festival Gastronômico de Taquaruçu

Delícias do festival estão disponíveis nos estabelecimentos que participaram da competição