FGT: segunda noite explora paixão pelo sertanejo entre pratos variados

Agência de Turismo

Autor: Wédila Jacome | Publicado em 06 de setembro de 2019 às 17:24

Dupla João Neto e Frederico foi principal atração dessa quinta-feira, 05; circuito gastronômico se consolida mais uma vez como grande atrativo a visitantes

Em mais uma noite de sucesso, o 13º Festival Gastronômico de Taquaruçu (FGT) garantiu programação eclética e cativante para os palmenses e turistas. O sertanejo prevaleceu. "Festa muito bonita, organizada. Estamos muito felizes de poder voltar a Palmas e a participar do festival. Acho que alcançamos nosso objetivo que é fazer com que quem nos assista volte mais feliz do que chegou", disse João Neto, que, ao lado de Frederico, atendeu com toda simpatia a fãs.

A dupla realizou o sonho da pequena Junia Victoria Soares, de quatro anos. Recebida no camarim, a pequena se disse muito feliz ao encontrar os sertanejos que ela admira. "Eu estava apaixonada só de ver eles", disse. "Ela é muito fã, fica muito animada só de vê-los na TV", disse a mãe Joelma Soares.

"O sertanejo é um ritmo que cativa, porque a sofrência fala de dramas que todo mundo vive e se identifica", disse a estudante Sandy Oliveira, também entusiasmada com o show. Mas, além da dupla nacionalmente, outras atrações da noite foram Aramis Rocha, Paulo Victor e Gabriel e a DJ Kaline.

Circuito gastronômico

Claro, que independente de gosto musical, é a variedade de pratos baseados em combinações inéditas de sabores tradicionais do Cerrado e da Amazônia que atrai o grande público. Este ano são 45 pratos salgados e doces, cinco opções de lanche em food trucks e oito pratos de restaurantes locais.

"A variedade aqui é grande, para atender todos os gostos. No meu prato, por exemplo, acho que o contraste do doce com salgado da carne de sol com a banana vai ser um atrativo", disse a inscrita na competição Daniele Porto, que concorre com uma massa recheada com purê de batata, carne de sol, banana da terra, queijo, molho ao sugo e bechamel.

"É o segundo ano em que voltamos. Gostamos muito, aqui é um lugar com clima convidativo, não tem como perder", disse a professora Amuray Rufo, de Ponte Alta do Tocantins, acompanhada do esposo José Ribamar Júnior, motorista, e as filhas Gabriela Rufo, 18, e Manuela Rufo, 10. "Sem dúvida, o FGT é um evento da família palmense que se consolida como grande evento de fluxo turístico, que multiplica empreendedores", avalia o presidente da Agência Municipal de Turismo (Agtur), Eudes Assis.

A prefeita Cinthia Ribeiro investiu tempo na escuta do público e dos participantes e obteve um retorno esperado. "Inovamos com o roteiro gastronômico, com uma programação extensa, que fortalece Taquaruçu como destino turístico especialmente na qualidade do trabalho que todos os participantes têm mostrado", frisa.

Mais programação

Nesta sexta-feira, 06, a programação começa a partir das 15 horas, com oficinas e apresentações que abordam temáticas de valorização da cultura regionalista. Confira programação de oficinas gratuitas aqui.

Além disso, também haverá Cozinha Show a partir das 18 horas e Roda de Capoeboicongo – O Ritmo sagrado e nativo da Aldeia Taboka Grande. A roda apresenta cantos da “Aldeia Taboka Grande”, além de canções e causos poéticos de raízes populares das brincadeiras de Boi, da Capoeira e do Congo. O show da banda Ira! está programado para acontecer às 23 horas. A programação completa pode ser conferida aqui