Filme dos alunos da Escola Municipal Beatriz Rodrigues, ‘Menina Bonita de Trança’ tem lançamento na plataforma digital Curta Palmas

Fundação Cultural de Palmas

Autor: Redação FCP | Publicado em 07 de maio de 2020 às 15:03

Filme ganhou uma releitura e percorreu diversos festivais de cinema no Brasil e exterior

Idealizado pelos alunos da Escola Municipal Beatriz Rodrigues da Silva, o curta ‘Menina Bonita de Trança’ é o destaque da semana na plataforma digital Curta Palmas. Premiado no Festival de Cinema Estudantil ‘Você na Tela’, o filme ganhou uma releitura e percorreu  diversos festivais de cinema no Brasil e exterior, sendo premiado no 46º Festival de Cinema de Gramado, e selecionado nos festivais: Trakinagem - Mostra de Cinema e Educação de Belo Horizonte – 2018, no 13º Festival Chico de Cinema e Vídeo do Tocantins – 2018, na 18ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis – 2019 e no 9º Festival de Cine Estudantil Fenacies (Uruguay).

A releitura foi produzida por profissionais do audiovisual tocantinense, com apoio da Fundação Cultural de Palmas (FCP), da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e Fábrica Produções. O filme ainda conta com uma trilha sonora original que é assinada pelo músico Markinhos Rocha, com produção musical de Marcos Aba (Studio Aba), direção de fotografia assinada por Márcio Mazaron (MZN Filmes), direção de arte por Ronan Gonçalves e Lucas Justino, direção compartilhada pelo diretor Nival Correia e o aluno Henrique Terra, mixagem 5.1 de Esdras Campos (KzaCine) e edição/montagem de Elton Gomes Abreu.

O curta foi finalizado em 2018, sendo filmado na Escola Municipal Beatriz Rodrigues, com o processo de produção acompanhado pelos alunos e toda a comunidade escolar.

Curta Palmas

‘O Curta Palmas’ é uma mostra de curtas-metragens e outros produtos de audiovisual produzidos por cineastas de Palmas e do Tocantins. O projeto é uma ação da Fundação Cultural de Palmas e realizadores para difusão de conteúdos audiovisuais, que nasce em meio à pandemia do coronavírus (Covid-19), como uma contribuição à população para esse momento em que ficar em casa se faz tão necessário.

A estudante Ana Laura, que interpreta a personagem ‘Menina Bonita de Trança’, comemora mais essa conquista: “Agora podemos levar nosso curta para todas as crianças em qualquer lugar do Brasil, sabendo que depois dos Festivais e premiações ele irá aquecer o coração de cada criança que assistir”, finalizou ela.

Festival Você na Tela

O Festival de Cinema Estudantil de Palmas - Você na Tela é um projeto da Fundação Cultural de Palmas, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, direcionado para crianças e jovens de 8 a 17 anos de escolas públicas e particulares de Palmas.  A finalidade é promover o protagonismo infantojuvenil e estimular a inserção de crianças e jovens estudantes no processo de criação, produção e apreciação da linguagem cinematográfica.

Prêmio

Melhor Trailer do Concurso Interativo do 46ª Festival de Cinema de Gramado.

Seleções oficiais

Trakinagem - Mostra de Cinema e Educação de Belo Horizonte - 2018.

13º Festival Chico de Cinema e Vídeo do Tocantins - 2018.

17º  Festival de Juiz de Fora - Primeiro Plano 2018.

18ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis - 2019.

9º Festival de Cinema Estudantil Fenacies - Uruguai -  2019.

Ficha técnica

Roteiro original: alunos da Escola Beatriz Rodrigues (Ana Laura, Thais da Costa, Maria Eduarda Martins, Giovana Ribeiro, João Felipe e Henrique Terra);

Adaptação de roteiro: Ana Kamila Silva e Nival Correia;

Assessoria de comunicação: Anderson Souza/Walquerley Ribeiro;

Produção: Fábrica Produções;

Coprodução: Spatium Audiovisual, MZN Filmes e Gadita Filmes;

Apoio: Fundação Cultural de Palmas/Secretaria Municipal de Educação/Prefeitura Municipal de Palmas;

Agradecimentos: Rogo, Escola Municipal Beatriz Rodrigues, Studio Aba e Agência Revive.