Final de semana deve ter altas temperaturas em Palmas; Defesa Civil pede à população que denuncie queimadas criminosas

Secretaria Municipal de Segurança e Mobilidade Urbana

Autor: Redação Secom | Publicado em 19 de junho de 2020 às 18:50

Com a chegada do período da seca os riscos de queimadas aumentam 


 

 

O terceiro final de semana do mês de junho promete ser muito ensolarado e com registro de altas temperaturas, sem possibilidade de pancadas de chuvas na Capital. É o que afirmam os números do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), divulgados pela Defesa Civil Municipal, nesta sexta-feira, 19. 

 


De acordo com o boletim, os termômetros fecharão esta sexta-feira marcando 20°C de mínima e 33°C de máxima. Na madrugada de sábado, 20, a temperatura deve cair, deixando o clima mais ameno, até as primeiras horas da manhã. Mas ao longo do dia, a temperatura volta a subir marcando 34°C de máxima e 23°C mínima.

 


Já o domingo, 21, o dia inicia com sol e algumas nuvens isoladas, sem possibilidade de chuvas. As rajadas de ventos serão constantes, alcançando a casa do 15km/h, e os Índice de Ultravioleta (UV) alcança a categoria 8 (Muito Alto), o que exige práticas e cuidados necessários ao se expor ao sol. Os termômetros fecharão o final de semana com 22°C de mínima e de máxima 34°C. 

 


Queimadas

 


A Defesa Civil Municipal lembra que fogo doméstico é proibido conforme prevê a Lei de Crimes Ambientais, nº 9.605 de 1998, em seu artigo 54. Segundo a legislação, o crime de poluição consiste no ato de causar poluição, de qualquer forma, que coloque em risco a saúde humana ou segurança dos animais ou destrua a flora.

 


O alerta é que a população fique atenta por conta da chegada do período da seca, e seja vigilante inclusive com a ação de vizinhos, para evitar possíveis problemas com a disseminação do fogo. Já que as queimadas colocam em risco a preservação dos recursos naturais e a saúde da população, causando doenças respiratórias, irritabilidade nos olhos, entre outros.  

 

Nos casos de ação criminosa, a própria população pode denunciar a ocorrência por meio do canal de atendimento: 153.