#FiqueBemEmCasa: a dica é fortalecer o sistema imunológico com alimentação saudável

Secretaria da Saúde

Autor: Redação Fesp | Publicado em 12 de maio de 2020 às 17:42

Seguindo as recomendações da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, a residente produziu um folder ilustrativo com as orientações de alimentação saudável

Em meio ao medo da população de contaminação com o novo coronavírus, profissionais de saúde recomendam a todos que fortaleçam seu sistema imunológico escolhendo uma alimentação saudável e balanceada, praticando exercícios físicos e buscando ter um período reservado para o sono de qualidade. 

 

 

A nutricionista e residente do Programa de Residência de Saúde da Família e Comunidade da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), Thallissa Medeiros, tem orientado os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que são atendidos por ela nos Centros de Saúde da Comunidade, a manter o corpo e a mente funcionando bem. Thallissa reforça que aderir a uma dieta nutritiva é fundamental para reduzir riscos de adquirir doenças crônicas como as cardiovasculares e diabetes e também a obesidade, ansiedade e depressão. “Com uma boa alimentação, rica em frutas e legumes, por exemplo, a pessoa tende a melhorar o seu sistema imunológico”, observa. 

 


Seguindo as recomendações da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, a residente produziu um folder ilustrativo com as orientações de alimentação saudável para diminuir os efeitos à saúde durante a pandemia. O conteúdo, que vem sendo compartilhado com os usuários do SUS de Palmas, contém quatro importantes dicas de como fortalecer o organismo.

 

Acompanhe abaixo as sugestões:

 

1. Fortaleça o seu sistema imunológico por meio da alimentação

 

Aumente o consumo de frutas e legumes, com pelo menos cinco porções por dia. Eles contêm muitas vitaminas A e C, além de antioxidantes, que ajudarão a combater infecções. Coma legumes pelo menos três vezes por semana: são conservados por um longo tempo, são baratos e ajudarão a mantê-lo saudável, porque são ricos em proteínas e ferro.

 

2. Planeje sua compra: compre o que for necessário e justo

 

Este não é apenas um ato de empatia com outros consumidores que também precisam ir às compras, mas ajuda a evitar o desperdício de alimentos e melhora a economia da sua casa.

 

3. Beba bastante água.

 

Beba pelo menos dois litros de água por dia para se manter hidratado e apoiar o sistema imunológico.

 

4. Não jogue fora as suas sobras.

 

Se você cozinhar demais, congele suas refeições para durar mais tempo, para evitar desperdícios, além de ter uma preparação pronta para outra ocasião, sem muito esforço. Lembre-se: os alimentos devem estar em boas condições para consumi-los. Outra dica é higienizar, cortar e congelar os alimentos in natura. Você os terá prontos para sua próxima preparação.

 


Edição: Lorena Karlla