#FiqueBemEmCasa: buscar o bem-estar físico e emocional é alternativa saudável em tempos de distanciamento social

Fundação Escola de Saúde Pública

Autor: Redação Fesp | Publicado em 06 de maio de 2020 às 12:31

Educador físico dá sugestões de como organizar o dia buscando mais equilíbrio emocional, saúde física e psíquica

Quando vivenciamos situações novas, como uma pandemia, crise que o país vem enfrentando neste período devido à proliferação do novo coronavírus, é possível que tenhamos sentimentos e pensamentos desagradáveis. Mas de acordo com o profissional de educação física e residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade da Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp), David Anderson Fernandes, existem estratégias para ajudar a melhorar e se fortalecer neste momento.

 

O profissional David Anderson dá sugestões de como organizar o dia, buscando mais equilíbrio emocional, saúde física e psíquica. Para ele, levantar e tomar um banho ajuda a despertar e dar o play no seu dia. “Nada de ficar de pijama, coloque uma roupa confortável. Faça alongamento muscular mantendo-se em cada posição 30 segundos e aproveite o momento para orar e meditar, sempre agradecendo pelo seu dia”, sugere.

 

A servidora pública Maysa Carvalho, mãe de três meninos com idades diferentes, Arthur, de nove anos, Lucca, de dois aninhos e do Enrico de apenas 11 meses, vem tentando conciliar de forma criativa a rotina diária das atividades dos filhos e da família e as demandas do trabalho. “No atual momento em que estamos vivendo, precisamos nos reinventar. Nada melhor do que alinhar a atividade física com diversão. Neste sentido, diariamente reservamos um tempo para exercitar em meio a brincadeiras com as crianças, assim, mantemos o corpo e a mente mais leve e saudável”, relata.

 

Criar uma rotina para se manter ocupado e ativo diariamente é mais uma forma de diminuir a angústia, a ansiedade ou qualquer outra emoção que possa estar atrapalhando sua rotina. “Proponha a você mesmo metas a serem cumpridas, como por exemplo ler cinco páginas de um livro por dia, menos tempo em redes sociais. Mesmo em sua casa, tente se exercitar todos os dias, 15 a 30 minutos diários, esta atividade fará a diferença em sua vida nessa fase”, fala.

 

David orienta manter o corpo hidratado. “Hidratação, alimentação saudável e atividade física são fundamentais para manter a saúde. Tente aprender algo novo ou aprimorar sua área de atuação, assim você se manterá ocupado, e que consequentemente vai melhorar seu conhecimento e sua autoestima”, revela.

 

Segundo o educador físico dormir é uma forma de recuperar seu corpo. “Evite usar eletrônicos uma hora antes de dormir e tenha uma rotina de sono para melhorar o funcionamento do seu corpo”, aconselha.