Fiscalização fecha cerco contra aglomerações e desrespeitos às medidas de segurança no fim de semana

Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais

Autor: Redação/ Edição: Lorena Karlla | Publicado em 20 de setembro de 2021 às 18:48

Após denúncias, uma festa clandestina com mais de mil pessoas foi interrompida na Vila Agrotins

Mais de 150 abordagens aos estabelecimentos comerciais, 23 autos de infração, 11 notificações e três fechamentos (embargos) de estabelecimentos aplicados. Esse é o saldo do trabalho em conjunto das forças de segurança, realizado durante o fim de semana movimentado pelas ruas da Capital. Festas clandestinas em vários pontos, e aglomerações no estacionamento da Praia da Graciosa e do Estádio Nilton Santos também foram alvos da fiscalização.

As atividades foram reforçadas a partir da noite da última sexta-feira, 17.

As equipes atenderam diversas denúncias de aglomerações, dentre elas um evento com mais de mil pessoas realizado em um bar nas proximidades da Vila Agrotins. Após ser confirmada a ocorrência, a festa foi interrompida na noite de domingo, 19. Em seguida, o estabelecimento foi autuado e fechado (embargado).

De acordo com a Diretoria de Fiscalização Urbana da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais (Sedesr), as equipes seguem com os plantões de fiscalização e monitoramento em ações conjuntas com as demais forças de segurança, em cumprimento aos decretos. Além de combater a perturbação do sossego público, conforme às normativas da legislação do Código de Obras e Posturas do Município.

Flexibilização

Entra em vigor nesta segunda-feira, 20, o Decreto nº 2.100 com as novas medidas de flexibilização das atividades econômicas em Palmas. Dentre as novas regras publicadas, passa a ser obrigatório o comprovante de vacinação contra à Covid-19, por pessoas que participarem de eventos públicos ou privados com mais de 200 pessoas. As demais exigências como a permanência dos cuidados de higienização e prevenção com o distanciamento social e a utilização do álcool gel estão mantidas.

Ação conjunta

A operação é uma ação conjunta da Diretoria de Fiscalização Urbana da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Serviços Regionais (Sedusr), e a Vigilância Sanitária Municipal (Visa), com o apoio operacional dos agentes de Trânsito e Transporte, Guarda Metropolitana de Palmas (GMP), Polícia Militar (PM), Polícia Civil, Grupo de Operações Táticas Especiais (Gote), Corpo de Bombeiros Militar, equipe da Cidadania e Justiça, do Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) e o Procon-TO.